Novo tipo de vidro com propriedades únicas e surpreendentes criado por cientistas

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv desenvolveu um tipo especial de vidro que funciona como um adesivo eficiente e altamente transparente. Este vidro, que se forma de forma espontânea, tem o potencial de impactar significativamente diversas indústrias de alta tecnologia.

Um vidro com propriedades inovadoras

Os cientistas da Universidade de Tel Aviv (TAU) criaram um vidro único que apresenta características marcantes, sendo simultaneamente um adesivo poderoso e altamente transparente.

Esse vidro, que surge de forma espontânea ao entrar em contato com a água à temperatura ambiente, tem o potencial de revolucionar diversas indústrias, como a ótica, eletro-ótica, comunicações por satélite, deteção remota e biomedicina.

A descoberta desse vidro foi feita por uma equipe de pesquisadores de Israel e de outros países, e os resultados do estudo foram recentemente publicados na renomada revista científica Nature.

Processo e propriedades do vidro inovador

No nosso laboratório, estudamos a bio-convergência e utilizamos as propriedades únicas da biologia para desenvolver materiais inovadores.

Estamos focados no estudo das sequências de aminoácidos, que são os componentes fundamentais das proteínas. Durante nossa pesquisa, encontramos um peptídeo singular, que se comporta de maneira diferente do convencional, resultando nesse vidro inovador, com uma estrutura amorfa e desordenada.

O pesquisador Ehud Gazit, da Universidade de Tel Aviv, compartilhou: “A nível molecular, esse vidro se assemelha a um líquido, pois sua estrutura molecular não é ordenada, mas suas propriedades mecânicas são sólidas.”

O vidro convencional é produzido através do rápido resfriamento de materiais derretidos, resultando em uma estrutura amorfa que oferece propriedades ópticas, químicas e mecânicas únicas. Já o vidro inovador descoberto pela equipe de pesquisa de Tel Aviv se forma espontaneamente em temperatura ambiente, sem a necessidade de altas temperaturas ou pressão elevada.

Os pesquisadores da TAU descobriram que um peptídeo composto por três tirosinas (YYY) forma o vidro molecular de forma espontânea, após a evaporação de uma solução aquosa em condições de temperatura ambiente.

O vidro comercial tradicional é obtido através do resfriamento rápido de materiais fundidos, um processo chamado vitrificação.

Entretanto, o vidro inovador descoberto pela nossa equipe, feito a partir de blocos de construção biológicos, se forma naturalmente em temperatura ambiente, sem a necessidade de energia em forma de calor ou pressão elevada. Basta dissolver o pó em água, e o vidro surge.

Por exemplo, podemos produzir lentes com esse novo vidro. Ao invés de passar por um longo processo de fabricação, basta pingar uma gota em uma superfície e controlar sua curvatura, ajustando apenas o volume da solução.

O pesquisador Gal Finkelstein-Zuta destacou: “As propriedades desse vidro inovador da TAU são únicas no mundo, sendo incrivelmente duras, capazes de se auto-reparar a temperatura ambiente, funcionando como um adesivo forte e ao mesmo tempo sendo transparentes em diversas faixas espectrais, desde a luz visível até o infravermelho médio.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em 2024, o vulcão Etna registrou uma série de erupções que resultaram em um aumento significativo em sua atividade. Desde então, observadores têm testemunhado um contínuo crescimento da montanha, com emissões de cinzas e lava que têm impactado a região ao redor. Especialistas em vulcanologia estão monitorando de perto a situação, em alerta para possíveis novas erupções e seus possíveis efeitos na área circundante. A comunidade local também está atenta e se preparando para lidar com quaisquer cenários possíveis que possam surgir.

  1. Demonstrar conhecimento através de gestos e postura corporal
  2. Ter um olhar atento e expressivo durante uma conversa
  3. Mostrar interesse em aprender e se atualizar constantemente
  4. Ter habilidade para resolver problemas de forma rápida e eficiente
  5. Utilizar linguagem corporal confiante e assertiva
  6. Demonstrando empatia e compreensão nas interações com os outros
  7. Ter um bom domínio de assuntos variados e ser capaz de contribuir de forma inteligente para as conversas
  8. Mostrar criatividade e originalidade em suas ideias e soluções.