Você notou? Existe algo de incomum com o Facebook.

O Facebook parece ter sido dominado por um tipo específico de publicação. Veja qual e o motivo disso estar acontecendo.

Há duas décadas um estudante de computação na Universidade de Harvard criou algo que revolucionou a internet: o Facebook. Durante todo esse tempo, o Facebook cresceu exponencialmente, tornando-se uma plataforma de grande impacto na economia e política global. Embora o número de usuários ativos esteja diminuindo, as mudanças na plataforma não cessam, porém, nem sempre são positivas. Um fenômeno estranho está ocorrendo.

De acordo com relatos de usuários que ainda permanecem na rede social, as reclamações e denúncias de postagens, spams e conteúdos aleatórios gerados por inteligência artificial estão aumentando significativamente. O mais preocupante é que essas publicações aparecem sem qualquer filtro de engajamento aparente.

Enquanto as gerações mais jovens conseguem identificar facilmente conteúdos gerados por IA, nem todos possuem essa habilidade, tornando-se mais suscetíveis a serem ludibriados. Ao que parece, há uma proliferação massiva desse tipo de conteúdo no Facebook. Além disso, postagens antigas de influenciadores estão sendo compartilhadas por perfis automatizados, resultando em um alto engajamento.

Diante desse crescimento, surge a pergunta: o que está por trás desse spam em massa? Uma reportagem da CNN Internacional expôs essa onda de spam no Facebook.

Problema de conteúdo no Facebook


Olhar digital

De acordo com indícios, algumas páginas parecem ter sido criadas com o intuito de enganar os usuários. Em sua maioria, o objetivo desse conteúdo é gerar engajamento. Contudo, será essa a única finalidade? Pode ser que, a princípio, busque-se um crescimento e engajamento expressivos para posteriormente divulgar informações, como por exemplo, sobre eleições. Entretanto, até o momento, não há evidências nesse sentido.

Sabe-se que esse aumento de spam coincidiu com uma mudança na estratégia do Facebook. A empresa deixou de priorizar eventos atuais e política após acusações de ter contribuído para manipulação eleitoral e violência no mundo real. Além disso, com a ascensão de outras redes sociais, como X e TikTok, o foco foi redirecionado para o entretenimento. Tanto que, agora, há um “motor de descoberta” no feed inicial do Facebook, permitindo que as pessoas visualizem conteúdos de diferentes nichos.

Essa mudança revelou-se significativa, e é por isso que os memes gerados por IA ou reciclados estão entre os conteúdos mais populares na plataforma. Além disso, com o avanço das ferramentas de IA, a disseminação desse tipo de conteúdo tornou-se mais frequente e simplificada.

Posicionamento


Jornal de notícias

Diante do agravamento desse problema, a Meta declarou à CNN que está empenhada “em remover e reduzir a propagação de conteúdo de spam para garantir uma experiência positiva ao usuário, oferecendo controles sobre o feed e incentivando os criadores a utilizarem ferramentas de IA para produzir conteúdo de alta qualidade, em conformidade com nossos Padrões da Comunidade. Ademais, adotamos medidas contra aqueles que tentam manipular o tráfego por meio de engajamento não autêntico, seja utilizando IA ou não”.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Jornal de notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *