Após um período desafiador causado pela pandemia da COVID-19, começam a surgir dados promissores sobre a eficácia das medidas adotadas e da vacinação. Segundo a OMS, as vacinas foram responsáveis por salvar a vida de 1,6 milhões de europeus.
Onda de verão da COVID-19…
A COVID-19 ainda está presente e alguns países têm reportado aumento de casos, sendo descrito por especialistas como “uma onda de verão da COVID-19”.
A OMS/Europa divulgou que, de dezembro de 2020 a março de 2023, as vacinas contra a COVID-19 reduziram as mortes na pandemia em pelo menos 59%, salvando mais de 1,6 milhões de vidas na região europeia. De acordo com um estudo da OMS/Europa publicado no The Lancet Respiratory Medicine, os dados atuais indicam que na Europa poderiam ter ocorrido 2,2 milhões de óbitos devido à COVID-19.
A OMS alerta que para diminuir o risco de contágio é fundamental usar máscaras em ambientes fechados e lotados, além de manter a higiene das mãos. Segundo a organização, o aumento de casos no verão pode ser atribuído a viagens de férias, eventos importantes, competições esportivas, festivais de música, entre outros.
Também foi destacado recentemente por um estudo que as vacinas contra a COVID-19 contribuíram para a redução de problemas cardiovasculares.
A COVID-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, identificada inicialmente em dezembro de 2019 em Wuhan, China. A rápida disseminação do vírus resultou na declaração de pandemia global pela OMS em março de 2020.