Uma luz brilhante foi avistada recentemente no céu, e a NASA confirmou que se tratava de um meteoro que passou por Nova York.
Um meteoro é um corpo rochoso constituído por material metálico ou mesmo mineral que, ao adentrar na atmosfera terrestre, entra em combustão. Caso atinja a superfície do planeta, pode ocasionar extensa devastação. Cada rocha que adentra naturalmente na Terra transforma-se inevitavelmente em um meteoro, com maior ou menor intensidade. Por vezes, ao transpassarem nossa atmosfera e alcançarem nosso planeta, podem desencadear eventos impactantes e fascinantes simultaneamente. Como no caso do meteoro que sacudiu Nova York.
A NASA confirmou nesta quarta-feira que a bola de fogo que cruzou os estados de Nova York e Nova Jersey nos Estados Unidos na última terça-feira era de fato um meteoro.
De acordo com relatos, o meteoro sacudiu Nova York por volta das 10 horas da manhã no horário local. Nesse exato momento, a Sociedade Americana de Meteoros registrou a entrada da bola de fogo em nosso planeta.
Meteoro que sacudiu Nova York
Através de uma análise da trajetória desse meteoro, a NASA estimou que ele cruzou aproximadamente 80 quilômetros acima da região de Upper Bay. Ademais, passou sobre a Estátua da Liberdade a uma velocidade de 54 mil quilômetros por hora.
Mesmo após a confirmação de que se tratava de um meteoro que sacudiu Nova York, a NASA ressaltou que essas informações são preliminares e baseiam-se em “alguns relatos de testemunhas oculares, não havendo atualmente dados de câmeras ou satélites disponíveis para aprimorar a análise”.
Adicionalmente, a agência afirmou que nenhum meteorito, fragmento resultante do meteoro, foi gerado nesse evento, não havendo relatos de danos decorrentes da passagem da bola de fogo.
Segundo o NYC Emergency Management (NYCEM), em caso de tremor e ruído estrondoso, os relatos surgiram do sul de Nova Jersey até partes dos bairros do Queens e do Brooklyn, em Nova York. O órgão destacou que não houve qualquer relação direta com o meteoro passando.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital