Um dos mamíferos marinhos mais enigmáticos do planeta: a orca-piloto

Introdução

A baleia-piloto, um dos maiores golfinhos após a orca, é uma espécie presente em praticamente todos os oceanos do mundo.

Entre todas as espécies de baleias, as baleias-piloto incluem duas espécies existentes: a baleia-piloto comum (G. melas) e a baleia-piloto cinzenta (G. macrorhynchus).

Características

As baleias-piloto são conhecidas por serem cinza-escuras, marrons ou pretas, apresentando pontos claros em locais específicos do corpo, como uma mancha embaixo do queixo e manchas na barriga e perto dos genitais.

Esses animais possuem uma constituição mais robusta do que a maioria dos outros golfinhos e se destacam pelo melão grande e bulboso.

Distribuição

As baleias-piloto podem ser avistadas em diversos oceanos ao redor do globo, sendo que a baleia-piloto comum prefere águas mais frias, enquanto a baleia-piloto cinzenta habita águas tropicais e subtropicais.

As populações de baleia-piloto comum estão divididas em duas, sendo uma delas circumpolar do Oceano Antártico e a outra no Oceano Atlântico Norte. Já a baleia-piloto cinzenta vive nas águas temperadas e tropicais dos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico.

Dieta e Comportamento

As baleias-piloto se alimentam principalmente de lulas e grandes peixes demersais, como bacalhau e pregado. Além disso, são animais sociais que podem permanecer no mesmo grupo por toda a vida.

Um fato curioso sobre a baleia-piloto cinzenta é que as fêmeas podem entrar na menopausa, sendo uma das poucas espécies de mamíferos a apresentar esse comportamento.

Fonte: Meteored

Imagens: Meteored

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *