um canal de 120 bilhões de reais

Esse túnel de 120 bilhões de reais é considerado uma das conquistas mais importantes da engenharia moderna.

Apesar de ter sido escolhido informalmente pela fundação Suíça New7Wonders, as “7 maravilhas do mundo moderno” foram selecionadas em uma campanha lançada em 2000 a partir de uma lista de 200 monumentos. Entre elas, uma curadoria da UNESCO definiu as 7 maravilhas do mundo moderno, sendo uma delas o túnel de 120 bilhões de reais.

Conhecido como Eurotúnel, ele possui mais de 50 quilômetros de extensão e foi construído ao custo de praticamente 120 bilhões de reais. Além de ser uma das “7 maravilhas do mundo moderno”, ele é considerado um dos projetos mais notáveis e úteis da engenharia recente da humanidade.

Túnel de 120 bilhões de reais

O Túnel Submarino mais Longo do Mundo

Esse túnel de 120 bilhões de reais foi construído com o objetivo de facilitar o transporte e impulsionar a economia da Inglaterra e da França. Em 2024, esse marco completa 30 anos desde que entrou em operação.

Embora a ideia de ligação entre a Grã-Bretanha e a França remonte ao século XIX, somente em 1986 o projeto ganhou impulso significativo com a assinatura do Tratado Anglo-Francês sobre o Túnel da Mancha. Esse tratado estabeleceu as bases para a construção e operação do Eurotúnel por empresas privadas, levando à formação da Joint venture TransManche Link, composta por construtoras britânicas e francesas.

O túnel de 120 bilhões de reais foi inaugurado em 1994, conectando a cidade de Folkestone, no condado de Kent, na Inglaterra, à comuna de Coquelles, no departamento de Pas-de-Calais, na França. Vale ressaltar que essa construção é submarina, passando por baixo do Canal da Mancha, que separa o sul da Inglaterra do norte francês.

Construção


Click petróleo e gás

A construção do túnel enfrentou diversos desafios técnicos, como as mudanças geológicas na região e a necessidade de escavação em condições geológicas variadas. Outro desafio foi o controle da imigração ilegal, uma vez que o túnel era utilizado como rota por pessoas que tentavam entrar no Reino Unido de forma clandestina.

O Eurotúnel é o terceiro túnel ferroviário mais extenso do mundo em atividade. Sua parte subaquática possui 37,9 quilômetros de comprimento, sendo a maior nesse quesito. A seção anglo-francesa é composta por dois túneis ferroviários principais de 7,6 metros de diâmetro, separados por um túnel de serviço.

Além de ser uma das “7 maravilhas do mundo moderno”, o túnel de 120 bilhões de reais oferece diversos benefícios e serviços, incluindo o Eurostar, um trem de alta velocidade que conecta Londres a Paris e Bruxelas.

Fonte: Click petróleo e gás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *