No último final de semana, a Starlink informou que não irá acatar a determinação do STF e manterá o acesso ao X no Brasil.
O Twitter tem sido destaque desde a aquisição por Elon Musk, que resultou na mudança de nome da plataforma para “X”. Os acontecimentos envolvendo a rede social continuam ganhando atenção, como o recente bloqueio no Brasil por decisão do STF. Apesar disso, a Starlink afirmou que não irá restringir o acesso ao X em nosso país.
A Starlink, projeto da empresa americana SpaceX, consiste em uma constelação de satélites com o propósito de fornecer internet rápida, de alto desempenho e baixo custo em todo o mundo. A empresa de Musk anunciou que não seguirá a ordem de bloqueio do ministro Alexandre de Moraes no Brasil.
Starlink e acesso ao X no Brasil
No domingo, a Starlink comunicou à Anatel que não irá obedecer à ordem de bloqueio das contas da empresa, enquanto estas permanecerem bloqueadas por determinação judicial.
De acordo com Carlos Baigorri, presidente da Anatel, foi transmitida a decisão da Starlink ao gabinete de Moraes para as devidas providências.
Atualmente, a Starlink é a principal provedora de internet via satélite no Brasil, atendendo a mais de 42% do mercado nesse segmento, com 215 mil clientes em diversas regiões do país.
Toda esta situação posiciona a empresa de Elon Musk como a 16ª maior provedora de internet no Brasil, com 0,4% do mercado de banda larga, concentrando a maioria dos clientes no norte e sudeste do país.
Como funciona?
A Starlink tem como proposta oferecer internet de alta velocidade, baixa latência e disponibilidade em qualquer local, utilizando satélites mais próximos da Terra em comparação aos concorrentes, resultando em transferência de dados e navegação mais rápidas.
Atualmente, dos cerca de 9.700 satélites em órbita da Terra, 5.400 pertencem à Starlink, com planos para lançar mais 30 mil satélites nos próximos anos.
Os interessados em adquirir a internet fornecida pela empresa de Musk devem investir entre 1.200 e 2.400 reais, incluindo kit com antena, roteador e cabos, com mensalidade de 184 reais, variando de acordo com o perfil do cliente.
Fonte: Poder 360
Imagens: Poder 360