Quinto teste da Starship mostrou que foguete dá marcha à ré e avança na criação de um foguete reutilizável.
O espaço sempre foi um marco a ser alcançado pelos humanos. Nos últimos anos, temos visto várias empresas realmente se dedicarem a fazer a exploração e o turismo espacial ser uma realidade o quanto antes. Uma delas é a SpaceX, do bilionário Elon Musk. Dentre todas as iniciativas que a empresa faz com relação à exploração espacial, agora ela deu mais um passo. No caso, a empresa provou que foguete dá marcha à ré sim.
A cada dia, a empresa está mais perto de criar um sistema de lançamento espacial totalmente reutilizável. Tanto que, no último domingo, a SpaceX fez o quinto voo de teste do foguete Starship de forma bem sucedida. Nesse teste aconteceu um feito inédito: o foguete voltou para o nosso planeta e conseguiu pousar direto na torre de lançamento, ao contrário de cair nos oceanos, como foi visto nos outros testes.
- Esse teste aconteceu às 9h25, no horário de Brasília. O foguete decolou do complexo Starbase, localizado perto de Brownsville, no Texas. O foco desse teste era ter a garantia que o primeiro estágio do foguete, chamado Super Heavy Booster, conseguisse se separar da nave principal, fazer a manobra de volta e pousar na torre de lançamento de uma maneira controlada. Ou seja, provando que foguete dá marcha à ré.
Foguete dá marcha à ré
A SpaceX lançou um vídeo mostrando o momento onde o booster “dá marcha à ré”, se enche de chamas e pousa de forma precisa no lugar que tinha sido planejado. No caso do foguete, ele conseguiu fazer sua trajetória orbital de acordo com o planejado e também voltou em um pouso seguro.
Ter tido esse quinto lançamento teste bem sucedido é mais um passo da SpaceX no caminho para criar um sistema de lançamento que seja completamente reutilizável. De acordo com Musk, isso será algo crucial para diminuir o custo das viagens espaciais e possibilitar que missões mais ambiciosas sejam feitas, como por exemplo, transportar cargas e astronautas até Marte.
Outro ponto, foi que a Starship foi o foguete escolhido pela NASA para levar os humanos de volta à lua no programa Artemis.
Além de provar que foguete dá marcha à ré, o quinto voo foi importante por conta da captura automatizada do booster, que foi uma tecnologia que não tinha sido testada anteriormente. Nos outros testes, o propulsor tinha pousado no Golfo do México e no Oceano Índico de maneira controlada, mas essa volta para a torre de lançamento foi um salto tecnológico muito grande.
Essa missão foi autorizada no último sábado pela Administração Federal de Aviação (FAA) depois de eles terem feito uma revisão regulatória de maneira acelerada.
- O ponto principal que esse teste da SpaceX mostrou foi que um foguete reutilizável está mais perto de ser uma realidade.
Fonte: Jornal Razão
Imagens: Jornal Razão