Qual é o rendimento médio de uma pessoa considerada abastada no Brasil?

Análises recentes realizadas pelo IBGE e pela FGV destacaram qual é o salário necessário para que uma pessoa seja considerada rica no Brasil.

Definição de pessoa rica no Brasil

O critério para determinar quem é considerado rico no país é tema de muitas discussões, especialmente devido à desigualdade econômica presente. Segundo o IBGE, apenas 1% da população se enquadra nessa categoria. E qual seria a média de ganhos para fazer parte dessa pequena parcela?

Conforme dados do IBGE, o **salário médio** de uma pessoa considerada rica no Brasil é superior a R$ 20.664. No entanto, estudos da FGV oferecem outra perspectiva a respeito desse valor.


De acordo com uma análise da FGV que cruzou dados da PNAD Contínua com informações do Imposto de Renda, o **salário** necessário para ser considerado rico no Brasil é de, no mínimo, 27 mil reais .

Portanto, mesmo que o valor apontado pelo IBGE seja de R$ 20.664, a FGV indica que esse montante não coloca a pessoa no 1% dos mais ricos. O estudo da fundação aponta que 2,3 milhões de brasileiros integram esse grupo de alta renda.

É importante ressaltar que ser rico não significa necessariamente ser milionário. Conforme a FGV, apenas 0,1% da população brasileira pode ser considerada milionária, com um patrimônio superior a um milhão de dólares. Já para ser classificado como super rico, o **salário médio** deve ser de, no mínimo, **95 mil reais**.

Fonte: Capitalist

Imagens: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *