Uma parte do asteroide Psyche tem potencial para acabar com a pobreza no mundo. A NASA enviou uma sonda para estudá-lo.
“Psyche: asteroide rico em ferro, níquel, platina e ouro”
Alguns metais preciosos encontrados em asteroides como o ouro e a platina possuem um valor significativamente maior do que na Terra. O asteroide Psyche foi descoberto em 1852 e é um asteroide metálico com um diâmetro de 222 quilómetros, composto principalmente de ferro e níquel, além de conter uma grande quantidade de platina.
Estima-se que o asteroide possua um valor de 10 mil biliões de dólares, o que equivale a 1.250.000 dólares por pessoa na Terra.
“Eis como se pode ver o Psyche da Terra”
Países poderosos planejam extrair recursos de asteroides. A NASA lançou a missão Psyche com o objetivo de estudar o asteroide, que se acredita ter sido o núcleo de um planeta do tamanho de Marte.
A sonda da NASA focará em examinar a composição, densidade, gravidade e estrutura interior do asteroide, localizado na cintura de asteroides entre Marte e Júpiter, a cerca de 370 milhões de quilómetros da Terra.
A sonda da NASA levará cerca de seis anos para chegar ao asteroide, com previsão de chegada em agosto de 2029.
Felizmente, o asteroide Psyche está em oposição ao Sol, brilhando com uma magnitude de 9,6, e pode ser observado da Terra com um telescópio.
Psyche leva cinco anos terrestres para completar uma órbita ao redor do Sol e gira em torno de si mesmo a cada quatro horas. A espera pelas primeiras imagens da sonda está marcada para 2029.