Uma nova descoberta surpreendente no Rio de Janeiro: a árvore rara parente da jabuticabeira
As árvores sempre foram vistas como parte da paisagem, mas muitas vezes escondem peculiaridades incríveis. Recentemente, foi encontrada uma árvore raríssima na região metropolitana do Rio de Janeiro, mais precisamente no Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, em Maricá.
Os pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Thiago Fernandes e João Marcelo Braga, descobriram a Siphoneugena carolynae, uma árvore com sete metros de altura que pode ser a única de sua espécie no mundo. Thiago destacou que, até o momento, só foi identificado um exemplar dessa espécie.
Detalhes sobre a árvore rara no RJ
“É a 13ª espécie do gênero Siphoneugena conhecida até hoje. Coletamos com os frutos verdes ainda. Não conhecemos os frutos maduros, mas podemos prever que são semelhantes às jabuticabas (gênero Plinia), já que são parentes próximos”, afirmou Thiago.
Para Thiago, essa descoberta representa um avanço significativo para a ciência. Ele ressaltou que “essa nova descoberta é um passo adiante para o conhecimento pleno da flora da Mata Atlântica, que ainda abriga muitas espécies desconhecidas para a ciência.”
De acordo com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a árvore rara encontrada no RJ recebeu o nome de árvore raríssima Siphoneugena carolynae, em homenagem à pesquisadora Carolyn E. B. Proença, especialista em Myrtaceae.
“O resultado da pesquisa foi divulgado em julho último na revista científica Brittonia, publicação do Jardim Botânico de Nova York, uma das mais respeitadas do mundo”, finalizou o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Brasil
Imagens: Tupi FM