Pequenos animais surpreendentes que “emitindo uma tonalidade rósea” estão deixando cientistas confusos.

Um professor acadêmico notou algo peculiar em esquilos e convocou pesquisadores para investigar por que os animais estavam brilhando rosa.

O planeta em que vivemos é incrivelmente diverso e vasto. A diversidade está presente em todos os aspectos, desde as diferentes culturas e povos até a variedade de fauna e flora. Um exemplo evidente dessa diversidade encontra-se no reino animal, onde podemos nos deparar com animais que apresentam um brilho rosa.

Tudo teve início em 2019, quando Jon Martin, um professor universitário de silvicultura, estava explorando uma floresta no Condado de Bayfield, Wisconsin, nos Estados Unidos, utilizando uma lanterna ultravioleta. Ao escutar um ruído, o professor direcionou sua câmera para o local e avistou um esquilo voador se alimentando.

Descoberta dos Esquilos que Brilham Rosa


Amo meu pet

O acontecimento parecia banal, entretanto o que chamou a atenção do professor foi o fato de que, sob a luz ultravioleta da lanterna, o esquilo estava emitindo um brilho rosa. Diante desse comportamento incomum, Jon decidiu reunir uma equipe de cientistas para aprofundar a investigação sobre o fenômeno observado.

Segundo Jake Buehler, um dos cientistas envolvidos, foram analisadas 135 peles de esquilos, tanto voadores quanto não voadores, tanto com luz visível quanto com luz ultravioleta, no Science Museum of Minnesota e no Field Museum de Chicago.

O motivo pelo qual os animais brilham rosa, de acordo com o The North Woods Wildlife Center, pode ser explicado de duas maneiras. “Isso pode ajudá-los a evitar predadores ao confundi-los, ou pode ser uma forma de comunicação entre os esquilos voadores. De qualquer modo, o pelo rosa intenso certamente parece deslumbrante!”, afirmou o centro de pesquisa.

Os esquilos são uma das poucas espécies de mamíferos conhecidas pela fluorescência, que é a capacidade de absorver luz em uma cor e irradiá-la em outra cor. Essa descoberta levanta questões sobre a função desse fenômeno, sugerindo que ele pode ser mais comum entre os mamíferos do que se imaginava.

Bioluminescência em Outros Animais


Mulher

Com a revelação desses esquilos que brilham rosa, surge a questão de saber se apenas eles possuem essa capacidade ou se ela é observada em outras espécies animais. De acordo com o Museu Victoria, escorpiões, ornitorrincos e peixes-dragão também apresentam brilho em cores vibrantes, seja pela bioluminescência, que os faz brilhar por meio de uma reação química interna, ou pela biofluorescência, que ocorre quando absorvem a luz solar.

Não importa a forma como os animais emitem esse brilho, os resultados podem ser surpreendentes e até hipnotizantes. Esse efeito é frequentemente desejado em animais como o tamboril, que utiliza sua luminosidade para atrair presas, concluiu o Museu Victoria.

Fonte: Amo meu pet

Imagens: Amo meu pet, Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *