**Estudo revela a presença de cocaína em tubarões pela primeira vez, levantando preocupações sobre a poluição nos oceanos.**
Sabe-se que os tubarões habitam o planeta Terra há cerca de 400 milhões de anos. Apesar de não serem os animais mais populares entre as pessoas, eles despertam o interesse dos pesquisadores. Recentemente, foi descoberto que alguns desses animais estão contaminados com cocaína, o que levanta preocupações sobre a poluição nos oceanos.
Um estudo analisou 13 tubarões-de-nariz-afiado brasileiros capturados na costa do Rio de Janeiro e descobriu que 92% deles testaram positivo para cocaína nos músculos e 23% tinham a droga no fígado. Essa foi a primeira vez que a cocaína foi encontrada em animais selvagens.
Apesar da descoberta dos **tubarões da cocaína**, ainda não está claro se a presença da droga afeta o comportamento ou a saúde dos animais. No entanto, a alta porcentagem de contaminação sugere que outras criaturas marinhas também podem ter sido expostas à cocaína, com efeitos variados.
Tubarões da cocaína
Segundo o estudo, a presença de cocaína nos tubarões pode ser atribuída ao aumento do uso da droga no Brasil e à falta de tratamento adequado de esgoto, que acaba contaminando a vida marinha. Pacotes de cocaína descartados no esgoto podem ser uma das principais fontes de contaminação.
Os pesquisadores recomendam mais estudos sobre a presença de drogas de abuso na costa brasileira e alertam para os potenciais riscos à saúde humana, uma vez que os tubarões contaminados são consumidos em várias regiões do país e do mundo.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital