**Um super bólido, um meteoro gigante, iluminou o céu e possivelmente caiu no solo piauiense. Agora, pesquisadores estão em busca de evidências.**
Um meteoro é uma grande rocha espacial que, ao entrar na atmosfera terrestre, se incendeia. Se conseguir atingir o planeta, pode causar uma destruição significativa. Cada rocha que chega naturalmente à Terra se torna, inevitavelmente, um “meteoro”, seja de maior ou menor intensidade. Às vezes, quando entram em nossa atmosfera e chegam até nós, podem provocar eventos impressionantes e fascinantes ao mesmo tempo.
No caso do meteoro que transformou a noite em dia na madrugada do último sábado, pesquisadores e cientistas fizeram cálculos e triangulações com base nas imagens e afirmaram que ele caiu no Piauí, próximo aos municípios de Padre Marcos, Jaicós, Campo Grande do Piauí e Alegrete do Piauí, a aproximadamente 370 km de Teresina e perto da divisa com Pernambuco.
Meteoro no Piauí
De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o super bólido, que é o termo utilizado para um meteoro brilhante no céu, começou a brilhar a 73 km do solo, viajando a uma velocidade de cerca de 51 mil quilômetros por hora. Ele percorreu 55 quilômetros em menos de quatro segundos, se apagando a 30 quilômetros de altura.
Posteriormente, o meteoro provavelmente foi desintegrado pela atmosfera terrestre, deixando vestígios que caíram no solo do Piauí. Segundo Marcelo Zurita, diretor geral da Bramon, esses fragmentos da rocha devem estar no solo piauiense. “Deve haver vários pedaços da rocha espacial no solo, e dependendo da sua composição, alguns podem ser bastante grandes”, afirmou.
O clarão causado pelo meteoro foi tema de discussão nas redes sociais no último fim de semana, com vários registros em todo o Piauí, desde o litoral até o sul do estado. Ele também foi avistado em outros estados do nordeste. Residentes da região de Padre Marcos e cidades próximas relataram um grande tremor.
Observações
De acordo com a Polícia Militar de Jaicós, não houve chamadas de ocorrência, mas diversos moradores relataram que o estrondo causado pela rocha fez objetos em suas casas tremerem.
“Ocorreu um forte estrondo, que muitos moradores afirmaram ter feito objetos em suas casas tremerem, porém sobre o local exato da queda, até o momento, não há informações”, disse a polícia.
Um residente que preferiu não se identificar afirmou estar na calçada quando o meteoro passou e relatou que o estrondo durou cerca de 15 segundos. Ele descreveu que, com a intensidade da explosão, prédios e janelas balançaram.
“Primeiramente houve um clarão, seguido por um estrondo de aproximadamente 15 segundos. Parecia um trovão, mas contínuo e mais suave, como o arrastar de uma cadeira em um piso de cimento”, descreveu.
Por essa razão, Edwar Montenegro, CEO da Sociedade Científica Graviton, mencionou que alguns membros do grupo de astrônomos estão considerando ir até o local em busca de vestígios do meteoro no solo.
Fonte: Cidade verde
Imagens: Cidade verde, YouTube