Através da epigenética é possível compreender como o ambiente pode influenciar o comportamento dos genes. Saiba mais sobre esse tema em destaque na área biológica.
Provavelmente, em algum momento da vida, você já experimentou estresse. Mesmo que não tenha reconhecido, o estresse é uma resposta física do corpo a um estímulo externo, levando o organismo a entrar em modo de “lutar ou fugir”. No entanto, o estresse pode ter impacto no DNA.
A epigenética é um termo em evidência, que aborda a interação entre o ambiente e a genética, destacando como fatores externos podem modificar a expressão dos genes.
Alguns enxergam a epigenética como a possibilidade de reprogramar geneticamente o corpo, mediante a adoção de hábitos alimentares e de exercício específicos, aliados a um estilo de vida livre de estresse e poluição ambiental.
Outros consideram a epigenética como a chave para entender por que pessoas com a mesma base genética não desenvolvem necessariamente as mesmas doenças.
Epigenética
A epigenética estuda como a interação com o ambiente pode alterar o comportamento dos genes, indicando que certas interações ambientais podem silenciar a expressão de genes problemáticos.
Por exemplo, irmãos gêmeos com a mesma base genética que levam estilos de vida diferentes podem apresentar resultados de saúde distintos. Enquanto um pode ter uma vida saudável, o outro pode desenvolver doenças como câncer, demonstrando a influência do ambiente na expressão genética.
Entender a epigenética auxilia na reflexão sobre hábitos saudáveis e no impacto do ambiente na expressão dos genes.
Dá para “apagar” genes ruins?
Embora não seja possível “apagar” genes ruins, a epigenética pode alterar a expressão dos genes, influenciando como eles se comportam em resposta ao ambiente. Assim, a predisposição genética para certas doenças pode ser transmitida às gerações futuras.
Compreender a epigenética não só nos leva a adotar hábitos saudáveis, mas também a considerar o ambiente em que vivemos como parte fundamental da expressão genética.
A epigenética não garante que certos genes não se manifestem ou sejam transmitidos às próximas gerações, apesar de poder ser usada como medida de prevenção.
Fonte: Tecmundo
Imagens: