O Cybertruck da Tesla se tornou uma batalha cultural sobre rodas.

A **Cybertruck** tem gerado controvérsias desde o seu lançamento. Além disso, o modelo parece ter desencadeado uma “guerra cultural”.

Com o passar do tempo, os carros foram se tornando cada vez mais modernos e se adaptando às novas demandas. Empresas como a Tesla são conhecidas por seu design e pensamento futurista. Quando a empresa revelou o visual nada convencional da Tesla Cybertruck, a picape elétrica projetada por Elon Musk, o bilionário parecia estar ciente de que o modelo seria polêmico. “Não será para todos”, afirmou ele na época.

Desde novembro do ano passado, quando a Cybertruck começou a ser entregue aos proprietários, o modelo tem gerado diversas reações de amor e ódio. O que parece se alinhar com o perfil de seu idealizador, Elon Musk, que é constantemente alvo de atenção na internet e é amado e odiado pelo público em geral.

Além do design controverso, recentemente as pessoas têm demonstrado como os donos da Cybertruck estacionam de forma inadequada e dirigem de maneira agressiva, levando a uma generalização sobre as pessoas que se identificam com um veículo tão chamativo.

Existem também vídeos mostrando o modelo sendo imobilizado por areia, água e neve, com os comentários sempre repletos de satisfação por ver o carro em dificuldades.

De acordo com Richard Zhang, proprietário de uma Cybertruck em Pittsburgh, a maioria de suas experiências com o veículo foi positiva, mas os momentos negativos foram muito ruins. “As pessoas estão tão cheias de raiva que perderam todo o senso de decência e respeito”, disse Zhang.

Para Drew Magary, redator do SFGate, que recentemente deu uma volta no modelo da Tesla, escreveu em sua coluna satírica suas impressões. “Eu me encaixo perfeitamente no perfil do cliente. Sou alto, branco e falo alto. Não tenho muitos amigos onde moro. E o mais importante é que quero desesperadamente que as pessoas pensem que sou incrível”, escreveu ele.

Cybertruck e a guerra cultural

Top gear

Por muito tempo, os carros têm sido usados para expressar a personalidade de seus donos. No entanto, fazia anos que nenhum modelo provocava reações tão intensas e tinha um significado cultural tão expressivo como a Cybertruck.

Enquanto estava em desenvolvimento, a imagem pública de Musk foi se transformando. Ele deixou de ser o queridinho do Vale do Silício para se tornar um proprietário combativo do antigo Twitter e apoiador de Donald Trump.

Mesmo assim, a imagem pública de Musk não ofuscou completamente a Tesla. Segundo David Tracy, redator-chefe do site de cultura automobilística The Autopian, os produtos da empresa existem independentemente do bilionário. “São lógicos, aerodinâmicos, eficientes, e fazem sentido do ponto de vista da utilidade. Você pode acreditar que qualquer pessoa poderia ter desenvolvido esses carros”, observou Tracy.

Embora seja verdade, a postura de Musk pode afastar potenciais compradores de optarem por qualquer modelo da Tesla. Talvez por isso, aqueles que possuem uma Cybertruck se destaquem ainda mais.

E considerando que vivemos em uma época em que as implicações políticas das escolhas dos consumidores são levadas em grande consideração, comprar uma Cybertruck pode ser interpretado como demonstração de simpatia por Musk e suas ideias.

Fonte: R7

Imagesn: Top gear

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *