O brasileiro Walter Orthmann dedicou 86 anos de sua vida à mesma empresa e foi afastado aos 102 anos de idade. Sua incrível trajetória profissional é um exemplo de dedicação e comprometimento com o trabalho.

Walter Orthmann, o brasileiro de 102 anos que foi afastado do seu trabalho depois de 86 anos na mesma empresa.

**Todo mundo já ouviu que o trabalho dignifica o homem. Para a maioria das pessoas, ele é mais que isso. É como a pessoa se mantém e consegue comprar suas coisas. Mas ele também pode ser um grande ponto para definir quem a pessoa é. Como no caso desse homem que trabalhou por 86 anos na mesma empresa. Depois de tanto tempo, esse brasileiro foi afastado da empresa aos 102 anos de idade.**

A história desse brasileiro impressiona por conta do tempo que ele ficou na mesma empresa. Para algumas pessoas isso pode ser visto como acomodação, mas para outros é estabilidade. Seja como for, 86 anos no mesmo local de trabalho é muito tempo.

O homem dessa história é Walter Orthmann que, em 2022, entrou para o pequeno grupo de pessoas com mais de 100 anos no mundo e além disso ele quebrou o recorde mundial do Guinness de carreira profissional mais longa trabalhando 84 anos na mesma empresa. Esse recorde foi aumentado pelo próprio brasileiro, que hoje tem 86 anos no local.

Começo


IGN

O lugar onde Walter trabalha é nas Indústrias Renaux SA, chamada atualmente de RenauxView,  que é uma empresa têxtil localizada no estado de Santa Catarina. Ele começou a trabalhar lá aos 15 anos por conta dos problemas financeiros que sua família enfrentava.

“Em 1938, esperava-se que as crianças trabalhassem para ajudar no sustento da família. Sendo o filho mais velho de cinco anos, minha mãe me levou para procurar trabalho aos 14 anos”, contou o homem ao Guinness.

Na época, era normal os adolescentes começarem a trabalhar em empresas como aprendizes. E no dia 17 de janeiro de 1938, Walter começou a trabalhar como assistente de empacotamento, onde ele teve seu primeiro contato com os produtos que a empresa produzia e distribuía aos clientes. Como ele tinha disposição, o jovem foi crescendo na empresa que, mesmo passando por crises, conseguiu se manter de pé todos esses anos.

Em todo tempo que o brasileiro trabalhou na empresa ele sempre preferiu estar perto dos produtos e dos clientes. Por conta disso ele foi para o departamento comercial e se tornou o diretor comercial da empresa. “Deram-me a oportunidade de trabalhar como vendedor. Viajei para São Paulo e em menos de uma semana enchi a produção com pedidos equivalentes a três meses de trabalho”, disse ele.

Com seu trabalho de diretor de vendas, Walter pode viajar o mundo e conhecer melhor o Brasil. E uma das lições proporcionadas por sua carreira tão longa foi de estar sempre atualizado e se adaptar aos novos contextos para poder seguir.

“**Não faço muitos planos, nem me importo muito com o amanhã. Tudo o que me importa é que amanhã será outro dia em que eu acordo, levanto, faço exercícios e vou trabalhar. Você tem que lidar com o presente, não com o passado ou o futuro. O aqui e agora é o que conta. Então, vamos trabalhar!**”, pontuou o brasileiro na entrevista para o Guinness.

Brasileiro afastado do trabalho depois de 86 anos

Contudo, em fevereiro desse ano a rotina de Walter foi mudada por conta de um problema de visão. Justamente por ele que o brasileiro foi afastado do trabalho. No dia 19 de abril, Walter fez 102 anos e comemorou com uma festa em casa, na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Na festa estavam familiares e colegas de trabalho.

Muitos podem se questionar se o brasileiro nunca pensou em mudar de emprego. Em uma entrevista que ele deu para a CNN, o brasileiro disse que nunca pensou nisso porque sempre foi muito bem tratado em seu local de trabalho.

Fonte: IGN

Imagens: IGN, Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *