Walter Orthmann, o brasileiro de 102 anos que foi afastado do seu trabalho depois de 86 anos na mesma empresa.
**Todo mundo já ouviu que o trabalho dignifica o homem. Para a maioria das pessoas, ele é mais que isso. É como a pessoa se mantém e consegue comprar suas coisas. Mas ele também pode ser um grande ponto para definir quem a pessoa é. Como no caso desse homem que trabalhou por 86 anos na mesma empresa. Depois de tanto tempo, esse brasileiro foi afastado da empresa aos 102 anos de idade.**
A história desse brasileiro impressiona por conta do tempo que ele ficou na mesma empresa. Para algumas pessoas isso pode ser visto como acomodação, mas para outros é estabilidade. Seja como for, 86 anos no mesmo local de trabalho é muito tempo.
O homem dessa história é Walter Orthmann que, em 2022, entrou para o pequeno grupo de pessoas com mais de 100 anos no mundo e além disso ele quebrou o recorde mundial do Guinness de carreira profissional mais longa trabalhando 84 anos na mesma empresa. Esse recorde foi aumentado pelo próprio brasileiro, que hoje tem 86 anos no local.
Começo
O lugar onde Walter trabalha é nas Indústrias Renaux SA, chamada atualmente de RenauxView, que é uma empresa têxtil localizada no estado de Santa Catarina. Ele começou a trabalhar lá aos 15 anos por conta dos problemas financeiros que sua família enfrentava.
“Em 1938, esperava-se que as crianças trabalhassem para ajudar no sustento da família. Sendo o filho mais velho de cinco anos, minha mãe me levou para procurar trabalho aos 14 anos”, contou o homem ao Guinness.
Na época, era normal os adolescentes começarem a trabalhar em empresas como aprendizes. E no dia 17 de janeiro de 1938, Walter começou a trabalhar como assistente de empacotamento, onde ele teve seu primeiro contato com os produtos que a empresa produzia e distribuía aos clientes. Como ele tinha disposição, o jovem foi crescendo na empresa que, mesmo passando por crises, conseguiu se manter de pé todos esses anos.
Em todo tempo que o brasileiro trabalhou na empresa ele sempre preferiu estar perto dos produtos e dos clientes. Por conta disso ele foi para o departamento comercial e se tornou o diretor comercial da empresa. “Deram-me a oportunidade de trabalhar como vendedor. Viajei para São Paulo e em menos de uma semana enchi a produção com pedidos equivalentes a três meses de trabalho”, disse ele.
Com seu trabalho de diretor de vendas, Walter pode viajar o mundo e conhecer melhor o Brasil. E uma das lições proporcionadas por sua carreira tão longa foi de estar sempre atualizado e se adaptar aos novos contextos para poder seguir.
“**Não faço muitos planos, nem me importo muito com o amanhã. Tudo o que me importa é que amanhã será outro dia em que eu acordo, levanto, faço exercícios e vou trabalhar. Você tem que lidar com o presente, não com o passado ou o futuro. O aqui e agora é o que conta. Então, vamos trabalhar!**”, pontuou o brasileiro na entrevista para o Guinness.
Brasileiro afastado do trabalho depois de 86 anos
Contudo, em fevereiro desse ano a rotina de Walter foi mudada por conta de um problema de visão. Justamente por ele que o brasileiro foi afastado do trabalho. No dia 19 de abril, Walter fez 102 anos e comemorou com uma festa em casa, na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Na festa estavam familiares e colegas de trabalho.
Muitos podem se questionar se o brasileiro nunca pensou em mudar de emprego. Em uma entrevista que ele deu para a CNN, o brasileiro disse que nunca pensou nisso porque sempre foi muito bem tratado em seu local de trabalho.
Fonte: IGN