\nNesta semana, foi encontrado na praia de Otago, na Nova Zelândia, o corpo da baleia mais rara do mundo. Trata-se de uma baleia-bicuda-de-bahamonde (Mesoplodon traversii), com aproximadamente cinco metros de comprimento. A descoberta foi feita por especialistas do Departamento de Conservação do país e do museu nacional Te Papa. Surpreendentemente, essa espécie é tão rara que apenas seis indivíduos foram avistados até então.
\n
Segundo Gabe Davies, gerente de operações do departamento de conservação, as baleias-bicudas-de-bahamonde são uma das espécies de mamíferos marinhos menos estudadas nos tempos atuais. Desde 1800, apenas seis exemplares foram registrados em todo o mundo, sendo a maioria deles na Nova Zelândia.
\n
Corpo da baleia mais rara do mundo
\n
\n
A espécie da baleia mais rara do mundo foi descrita pela primeira vez em 1874, quando uma mandíbula inferior e dois dentes foram encontrados nas Ilhas Chatham, localizadas na costa leste da Nova Zelândia.
\n
O corpo do animal foi removido da praia, levado para um depósito refrigerado e está sendo estudado. Amostras genéticas foram encaminhadas para a Universidade de Auckland para confirmar a identificação da espécie. Este processo de análise pode levar semanas ou meses, conforme informações do departamento de conservação. Vale ressaltar que, devido ao excelente estado de conservação, este é o primeiro caso em que um animal dessa espécie será dissecado.
\n
Encalhe de baleias
\n
\n
Os encalhes de baleias são eventos que ocorrem em diferentes partes do mundo e podem ser causados por diversas razões, como doenças, caça ilegal e tempestades. As baleias ficam presas na areia da praia, longe da água, impedindo sua movimentação e retorno ao mar. Algumas das causas comuns de encalhe incluem:
\n
“Doenças ou ferimentos” – problemas de saúde que afetam a locomoção da baleia;
\n
“Caça ilegal” – perseguições que levam ao encalhe durante tentativas de fuga;
\n
“Dificuldade de navegação” – alterações nas correntes oceânicas que confundem a orientação dos animais;
\n
“Tempestades” – condições climáticas extremas que levam as baleias a buscar abrigo próximo à costa;
\n
“Intervenções tecnológicas” – tecnologias que interferem na orientação das baleias e causam encalhes;
\n
“Intervenções navais” – navios que podem arrastar as baleias para a costa durante suas atividades.
\n
Fonte: Olhar digital
\n