Musk afirma que uma pessoa com o chip Neuralink poderá derrotar um jogador profissional ‘em alguns anos’ utilizando sinônimos.

De acordo com Elon Musk, as pessoas que forem implantadas com o chip da Neuralink poderão superar um jogador profissional de videogame em um ou dois anos.

A Neuralink é uma empresa fundada por Musk e outros empresários com o objetivo de desenvolver tecnologias futurísticas para a humanidade. O chip da Neuralink foi projetado para ser implantado no cérebro das pessoas, permitindo que os órgãos funcionem como interfaces para máquinas.

O plano inicial de Musk era implantar os chips em indivíduos com paralisia cerebral, para que pudessem controlar objetos com o pensamento. No entanto, o empresário já vislumbra um futuro no qual qualquer pessoa poderia vencer um jogador profissional de videogame em “um ou dois anos”.

“Nos sentimos bastante confiantes de que, no próximo ano ou dois, alguém com um implante da Neuralink seria capaz de superar um jogador profissional porque o tempo de reação seria mais rápido”, afirmou Musk em um podcast recente.

Além disso, Musk revelou que o objetivo a longo prazo da empresa é melhorar a relação entre inteligência artificial e humanos, aumentando a capacidade de comunicação das pessoas. Ele destacou que sem essa melhoria, a inteligência artificial poderia ficar entediada esperando que as pessoas se comuniquem a uma velocidade limitada, enquanto a tecnologia é capaz de operar em velocidades muito superiores. **”É como falar com uma árvore”,** comparou Musk.

Chip da Neuralink


O Globo

O primeiro implante do chip da Neuralink foi realizado em março deste ano em um homem tetraplégico chamado Noland Arbaugh. Com o implante, ele foi capaz de jogar videogames usando apenas sua mente.

Embora tenha trazido benefícios para o paciente, Musk destacou que o foco inicial da empresa é tratar os neurônios danificados na medula espinhal, pescoço ou cérebro, priorizando os pacientes com problemas neurológicos.

“Estamos apenas começando pelo básico aqui, o simples. Relativamente falando, estamos focando em resolver danos nos neurônios”, explicou.

Quando os riscos do chip da Neuralink forem comprovadamente baixos, após milhares de pessoas usarem o dispositivo ao longo de anos, a empresa pretende expandir seu alcance para indivíduos sem problemas neurológicos.

**”Já que estaremos lá, por que não? Vamos dar superpoderes às pessoas”,** afirmou Musk.

Segundo a Neuralink, a tecnologia também poderá melhorar a visão humana com o produto Blindsight, que visa restaurar a visão das pessoas. Inicialmente, as imagens podem ter resolução inferior, mas com o tempo poderão ser melhores do que a visão humana tradicional. Além disso, o produto poderá oferecer visão em espectros diferentes, como ultravioleta ou infravermelho.

Em uma entrevista recente, Musk mencionou que outro implante do chip da Neuralink foi realizado e, até o momento, tudo transcorreu bem. O tamanho do chip é equivalente ao de uma moeda de 25 centavos e ele registra e transmite a atividade neural por meio de milhares de eletrodos distribuídos em diversos filamentos.

Fonte: O Globo

Imagens: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *