Os mamíferos que põem ovos possuem características peculiares se comparados aos mamíferos tradicionais.
Os mamíferos são animais que se destacam por possuírem pelos no corpo e glândulas mamárias que produzem leite. Eles podem ser terrestres, aquáticos e até voadores. No entanto, dentre suas diversas características, há alguns mamíferos que fogem à regra e colocam ovos.
Os mamíferos que põem ovos não dão à luz seus filhotes completos, mas sim os ovos. Além disso, eles não possuem mamilos para amamentar seus filhotes. Mas por que alguns deles adotam esse método de reprodução?
Mamíferos
Em relação aos mamíferos, as características principais incluem a presença de pelos no corpo e glândulas mamárias que produzem leite, o primeiro alimento dos filhotes. Humanos, macacos, morcegos, cachorros, gatos, entre outros, são exemplos de mamíferos com tais características.
Alguns mamíferos aquáticos, como a baleia, não possuem pelos no corpo, mas ainda são considerados mamíferos, já que dão à luz e amamentam seus filhotes.
Mamíferos que põem ovos
Quando pensamos em mamíferos que depositam ovos, o ornitorrinco é o primeiro que vem à mente. Com características singulares, como bico semelhante ao de um pato, corpo peludo como o das lontras e cauda parecida com a dos castores, o ornitorrinco não tem parentesco com nenhum desses animais.
Além de sua aparência peculiar, o ornitorrinco é ovíparo, ou seja, coloca ovos. Curiosamente, apesar de possuir glândulas mamárias, não possui mamilos, pois o leite é liberado por poros na barriga, sendo lambido pelos filhotes para se alimentarem.
Além do ornitorrinco, existem os equidnas, que lembram uma mistura entre uma toupeira e um porco-espinho. Assim como os ornitorrincos, os equidnas não possuem mamilos e o leite é secretado pelos poros.
Os equidnas possuem um corpo coberto por espinhos afiados, que servem como defesa contra predadores. Uma característica interessante é que eles podem se enrolar em uma bola, semelhante aos tatus, para proteger as áreas mais sensíveis do corpo, deixando apenas os espinhos expostos. Sua língua grande e pegajosa é perfeita para capturar formigas.
O ornitorrinco enterra os ovos em túneis e aguarda a eclosão, enquanto os equidnas chocam os ovos em uma bolsa semelhante à dos cangurus.
Há cinco espécies de mamíferos que põem ovos, incluindo o ornitorrinco e os equidnas.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital, Socientifica