Com aumento do nível do mar em aproximadamente 4 mm por ano, o oceano invadiu poços de água potável das ilhas de Vanatu.
O impacto da mudança climática
Nosso planeta já passou por várias mudanças ao longo de sua existência. Uma das mais drásticas, de acordo com pesquisadores, é a mudança climática, que tem afetado o mundo de diversas maneiras. Um exemplo disso é a invasão do oceano nos poços de água potável das ilhas de Vanuatu.
A situação nas ilhas de Vanuatu
Em uma visita realizada em 2017, Tim Foster, diretor de pesquisa do Institute for Sustainable Futures da University of Techology Sydney, identificou que 10% das 150 fontes de água subterrânea em 11 ilhas de Vanuatu tinham níveis de salinidade tão elevados que não seriam aceitos como fonte de água potável.
De acordo com a agência meteorológica da Organização das Nações Unidas (ONU), o nível do mar no sudoeste do Oceano Pacífico está subindo a uma taxa de 4 mm anualmente. Essa invasão do oceano nas fontes de água potável das ilhas de Vanuatu representa “uma ameaça iminente”, segundo Foster.
O fenômeno em Vanuatu e seus responsáveis
Além da invasão do oceano nos poços de água potável, o bombeamento excessivo de água subterrânea é apontado como um dos responsáveis pelos desequilíbrios em Vanuatu. Krishna Kumar Kotra, diretor e supervisor de um projeto sobre a qualidade das águas subterrâneas no arquipélago, destaca que “o bombeamento exerce pressão abaixo do solo e puxa água salgada para aquíferos costeiros”.
Para o especialista em água, saneamento e higiene do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a situação de água potável contaminada pela água do mar, aliada à escassez de abastecimento de água, representa um “problema realmente grande”.
Fonte: O Globo