Esses postes de iluminação na lua seriam fundamentais para garantir a iluminação do ambiente lunar, além de funcionarem como baterias alimentadas por energia solar.
A lua é um dos corpos celestes mais estudados pela astronomia. Mesmo após a chegada do homem à sua superfície, as pesquisas em torno do nosso satélite natural continuam em busca de novas descobertas. Nesse sentido, a possibilidade de estabelecer assentamentos permanentes e realizar obras espaciais na lua tem ganhado destaque, incluindo a instalação de postes de iluminação, um trem levitante e reatores nucleares.
Os postes de iluminação na lua seriam necessários devido ao fato de que um dia lunar equivale a duas semanas terrestres, resultando em noites bastante curtas. Assim, a presença de luz na lua se torna essencial para garantir a visibilidade e a segurança dos humanos e equipamentos que lá estiverem.
Um projeto chamado de Lunar Utility Navigation with Advanced Remote Sensing and Autonomous Beaming for Energy Redistribution (LUNARSABER) propõe a criação de postes de iluminação gigantes na lua, capazes de armazenar energia solar durante o dia e iluminar o ambiente ao redor com holofotes potentes nas duas semanas seguintes.
Postes de iluminação na lua
De acordo com Vishnu Sanigepalli, responsável pelo projeto, cada poste de iluminação na lua terá cerca de 100 metros de altura, capazes de iluminar as vastas crateras lunares e proporcionar pontos de observação mais elevados para equipamentos científicos.
Na base dos postes, adaptadores de energia permitirão recarregar rovers lunares e outras estruturas lunares. Além disso, a instalação desses postes poderá criar a primeira rede elétrica na lua, segundo Sanigepalli.
O projeto está em fase inicial de desenvolvimento, porém a expectativa é de que se torne realidade em breve.
Fonte: Olhar digital
Imagens: YouTube, Olhar digital