The Economist realizou um estudo para calcular o tempo necessário para um leitor médio ler os 500 melhores livros do mundo.
Cada indivíduo tem sua atividade preferida para passar o tempo. Alguns preferem assistir a séries de TV por horas a fio, enquanto outros gostam de filmes, músicas ou bons livros. A leitura tem sido uma parte importante da vida das pessoas ao longo dos anos, oferecendo uma infinidade de opções. Diante de tantas opções, pode ser difícil escolher uma obra para ler. No entanto, existem obras consideradas as melhores. Segundo a revista The Economist, um leitor médio levaria cinco meses, 15 dias, 21 horas e 44 minutos para ler os 500 melhores livros do mundo. Essas obras foram selecionadas pelo site thegreatestbooks.org, que compilou informações de mais de 300 listas de recomendações de livros de veículos de imprensa e plataformas de resenhas.
A lista dos “melhores livros de todos os tempos” do site é atualizada regularmente com base em novas indicações que surgem e são contabilizadas nas análises.
Tempo necessário para ler os 500 melhores livros do mundo
Considerando os primeiros 500 livros da lista, a The Economist constatou que levaria duas horas e 51 minutos para ler o livro brasileiro “O Alquimista”, de Paulo Coelho, que está na 308ª posição. Para chegar ao tempo total de cinco meses, 15 dias, 21 horas e 44 minutos, a revista usou como base o site howlongtoread.com, que estima o tempo aproximado de leitura com base na duração de áudiolivros.
Em média, um adulto lê cerca de 300 palavras por minuto, mas essa estimativa não leva em consideração fatores que podem interferir, como sono, trabalho e pausas para descansar os olhos.
Top 10
- “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez (7 horas e 40 minutos);
- “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald (2 horas e 51 minutos);
- “Ulysses”, de James Joyce (14 horas e 54 minutos);
- “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Salinger (4 horas e 36 minutos);
- “1984”, George Orwell (5 horas e 35 minutos);
- “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust (3 dias, 3 horas e 47 minutos);
- “Lolita”, de Vladimir Nabokov (6 horas e 5 minutos);
- “O Sol É Para Todos”, de Harper Lee (5 horas e 35 minutos);
- “Moby Dick”, de Herman Melville (11 horas e 59 minutos);
- “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen (7 horas e 15 minutos).
Fonte: CNN
Imagens: Depositphotos