Com astronautas em diferentes estações espaciais, como na ISS e na estação espacial chinesa, além da missão Polaris Dawn, um novo recorde de presença humana na órbita da Terra foi estabelecido.
Por muitos anos, a ideia de viver no espaço foi um sonho da humanidade. Com o lançamento da Estação Espacial Internacional (ISS), essa possibilidade se tornou mais tangível. O que era apenas ficção científica tem se tornado realidade nos dias de hoje, com um número sem precedentes de pessoas orbitando a Terra.
Esse marco recente foi alcançado com a chegada de três astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz, juntamente com o lançamento da missão privada Polaris Dawn, que levou mais quatro tripulantes. Somando essas novas sete pessoas aos tripulantes já presentes, totalizamos 19 indivíduos na órbita terrestre simultaneamente.
Gente na órbita da Terra
Através da missão Soyuz MS-26, Don Pettit, astronauta da NASA, e os cosmonautas russos Aleksey Ovchinin e Ivan Vagner se juntaram aos outros nove astronautas a bordo da ISS, como Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps, Alexander Grebenkin, Oleg Kononenko, Tracy Caldwell Dyson, Nikolai Chub, Butch Wilmore e Suni Williams.
Em outra parte da órbita da Terra, encontramos Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu, três taikonautas chineses a bordo da estação Tiangong, que pertence à China.
Além disso, a SpaceX lançou quatro civis em órbita na missão Polaris Dawn.
Com esse cenário, fica evidente o aumento significativo de pessoas orbitando a Terra ao mesmo tempo. Anteriormente, o recorde era de 17 indivíduos em maio do ano passado.
Começo do espaço
Existem diferentes definições de onde o espaço realmente começa, como a Linha de Kármán, situada a 100 quilômetros acima da superfície terrestre, que marca a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior, segundo a Federação Aeronáutica Internacional (FAI). Por outro lado, a NASA, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e as Forças Armadas americanas consideram o começo do espaço a 80 quilômetros de altitude.
Levando em conta o critério da Linha de Kármán, o recorde de 19 pessoas na órbita foi estabelecido. No entanto, se adotarmos a definição dos EUA, o recorde anterior foi em maio de 2023, repetindo-se em janeiro deste ano.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Freepik, Olhar digital