Inundação no deserto do Saara transforma-se em enchente no deserto do Saara. Entenda esse fenômeno utilizando termos como transbordamento, extravasamento, cheia.

Essa enchente no deserto do Saara atingiu uma região ao sul do Marrocos e resultou na formação de grandes lagoas no meio das dunas.

O deserto do Saara é conhecido por ser um lugar desafiador, ocupando uma extensão de cerca de 56 milhões de metros quadrados que se estende por cinco mil quilômetros em 10 países e um continente inteiro. Por conta da escassez de chuvas, é considerado um dos lugares menos hospitaleiros do mundo. Portanto, a ocorrência de uma inundação no Saara foi surpreendente.

Jonathan Wille, meteorologista da Universidade de Grenoble, na França, define um deserto como qualquer lugar com menos de 50 milímetros de precipitação por ano, ou seja, praticamente nenhuma chuva. Foi exatamente por isso que a inundação no Saara chamou tanta atenção.

Fenômeno

Essa situação foi ocasionada pelo maior temporal dos últimos 50 anos. A região afetada está localizada no sudeste do Marrocos. Segundo informações do governo marroquino, no final de setembro, chuvas superaram a estimativa para o ano todo em apenas dois dias.

Isso resultou em uma inundação no Saara, formando grandes lagoas entre as dunas. A força da tempestade foi tão intensa que em alguns locais era possível ver palmeiras parcialmente submersas.

A cidade de Tata foi uma das mais beneficiadas pela chuva, já que sofria com uma seca de aproximadamente seis anos. Na vila de Tagounite, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva em apenas 24 horas. O Lago Irik, um ponto turístico famoso, voltou a se encher de água após 50 anos.

Inundação no Saara

Essa inusitada inundação no Saara suscita questionamentos sobre as mudanças climáticas. Até o momento, os meteorologistas não chegaram a uma conclusão definitiva. O que se sabe é que as tempestades que atingiram o sul do Marrocos foram do tipo extratropical.

A possibilidade de repetição desse fenômeno ou o impacto das chuvas na região em seca ainda é incerta. Alguns especialistas acreditam que essa inundação pode alterar o clima do Saara a curto e médio prazo, devido à concentração de água que resulta em maior umidade no ar. Além disso, a evaporação da água devido ao calor local pode gerar novas tempestades.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *