Inovação: Cientistas desenvolvem forma de gerar energia solar sem painéis

Novo material permite gerar energia solar em objetos do dia a dia

Cientistas de Oxford estão a desenvolver um novo material que promete revolucionar a forma como geramos energia solar. Este material ultrafino e flexível pode ser aplicado em diversos objetos, desde mochilas a carros e telemóveis, tornando a geração de energia solar mais acessível e prática.

Em comparação com os tradicionais painéis solares, este novo material permite uma geração de energia mais eficiente e versátil. Através da sobreposição de várias camadas de absorção de luz, conhecida como abordagem multi-junção, é possível aproveitar um maior espectro de luz solar e gerar mais energia a partir da mesma quantidade de luz.

O material de perovskite de película fina foi certificado por instituições especializadas, atingindo uma eficiência energética superior a 27%. Este desempenho equipara-se ao da tecnologia fotovoltaica tradicional de silício, mas com a vantagem de ser mais fino e flexível, podendo ser aplicado em praticamente qualquer superfície.

“Em apenas cinco anos de experiências com a nossa abordagem de sobreposição ou de multi-junção, aumentámos a eficiência de conversão de energia de cerca de 6% para mais de 27%, perto dos limites do que a energia fotovoltaica de camada única pode alcançar atualmente. Acreditamos que, com o tempo, esta abordagem poderá permitir que os dispositivos fotovoltaicos atinjam eficiências muito maiores, superiores a 45%.” – Explicou Shuaifeng Hu, pós-doutorado em Física pela Universidade de Oxford.

Painéis solares

Os cientistas envolvidos nesta pesquisa acreditam que a aplicação deste material em larga escala pode reduzir a necessidade de painéis solares tradicionais e parques solares. A versatilidade e eficiência do novo material abrem portas para a sua aplicação em diversas superfícies, como telhados de edifícios, carros e até mesmo a parte de trás de telemóveis.

Shuaifeng Hu, pós-doutorado em Física pela Universidade de Oxford. Crédito: Martin Small, via University of Oxford

Shuaifeng Hu, pós-doutorado em Física pela Universidade de Oxford. Crédito: Martin Small, via University of Oxford

O trabalho destes cientistas no Departamento de Física da Universidade de Oxford, liderados por Henry Snaith, professor de Energias Renováveis, representa um avanço significativo na área da energia fotovoltaica. Com perspetivas de futuras melhorias na eficiência energética, este novo material promete revolucionar a forma como aproveitamos a energia solar no nosso dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *