Escute uma reversão dos polos magnéticos da Terra que aconteceu há mais de 40 mil anos.

Pesquisadores conseguiram converter a inversão dos polos magnéticos da Terra, durante o Evento Laschamp, em som. Ouça o resultado desta transformação incrível.

A Terra é conhecida por possuir um campo magnético próprio, funcionando como um grande imã. Este campo não apenas facilita o uso de bússolas, mas também desempenha um papel crucial na proteção do planeta contra as partículas provenientes do sol. Além disso, grande parte dos animais se orientam com base no campo magnético da Terra.

Uma inversão dos polos magnéticos da Terra ocorreu aproximadamente 41 mil anos atrás, durante o Evento Laschamp. Essa inversão afetou o campo magnético que normalmente nos protege de partículas solares e pode até mesmo produzir belas auroras.

Segundo a **NASA**, o campo magnético da Terra não é estático e tem enfraquecido ao longo dos anos. Apesar disso, ele ainda é o mais forte dos últimos 100 anos. O polo norte magnético da Terra também está em constante movimento, deslocando-se consideravelmente desde 1831.

Inversão dos polos magnéticos da Terra

Sound of Earth’s magnetic flip 41 000 years ago

Inversões dos polos magnéticos da Terra podem ocorrer a cada intervalo de tempo aleatório, sendo a última completa há 780 mil anos. O Evento Laschamp provocou uma mudança temporária no campo magnético, que durou cerca de 440 anos, com a força magnética reduzida em 25% e a troca de polaridade em apenas 250 anos.

Para capturar o som da inversão dos polos magnéticos da Terra, pesquisadores utilizaram dados da missão Swarm da **ESA**. O áudio resultante não apenas registra o movimento das linhas do campo magnético, mas também inclui ruídos naturais como o som de pedras caindo e madeira rangendo.

Fonte: Olhar digital

Imagens: YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *