Essa construção subterrânea foi erguida nas encostas dos Alpes Suíços, de modo a preservar a paisagem da região.
Para muitas pessoas, possuir sua própria casa é um sonho. No entanto, as preferências de moradia podem variar de acordo com cada indivíduo. Existem tipos de residências que nem todos imaginam existir, como é o caso da Villa Vals, situada nos Alpes Suíços, que se assemelha a um esconderijo subterrâneo. Essa casa subterrânea foi projetada pelos renomados arquitetos Bjarne Mastenbroek, do escritório SeARCH, e Christian Müller, do CMA.
O principal objetivo dos arquitetos ao projetar essa residência era integrá-la harmoniosamente à paisagem, de modo a manter intacta a beleza natural da região de Vals, situada a 1.250 metros acima do nível do mar.
Com dois andares e construída em uma área rural tradicional com formato elíptico côncavo, a casa subterrânea se camufla praticamente no verde dos campos suíços, fundindo-se de forma discreta à encosta da montanha.
Casa subterrânea
A construção da Villa Vals foi concluída em 2009, realizada por empreiteiros locais utilizando materiais da região, como as pedras de quartzito da fachada. Com aproximadamente 200 metros quadrados, a casa acomoda até 10 pessoas e pode ser alugada para temporadas.
Devido à sua arquitetura singular, essa casa subterrânea ganhou destaque na série “As casas mais extraordinárias do mundo”, da Netflix, tornando-se conhecida globalmente.
Com o intuito de interferir o mínimo possível na paisagem, o antigo celeiro agrícola no local foi preservado conforme foi adquirido pelo antigo morador, um senhor de 80 anos que exigiu a manutenção da estrutura tradicional.
O acesso à casa subterrânea é feito pelo porão do celeiro, onde há uma mesa de bilhar e um guarda-roupa para roupas de esqui. Um túnel subterrâneo de concreto, com mais de 20 metros de comprimento e claraboias para entrada de luz natural, conecta a estrutura antiga à nova.
Interior
No interior da casa, a combinação entre design contemporâneo e estilo industrial, aliada a obras de arte, cria um ambiente único. A fachada curvada proporciona uma vista deslumbrante da paisagem, enquanto grandes aberturas de vidro no Villa Vals oferecem uma vista espetacular dos campos verdes e, no inverno, das encostas cobertas de neve.
Com seis cômodos em um terreno de 1.300 m², a casa subterrânea abriga a suíte principal, sala e cozinha no terraço. Nos andares superiores, há mais três quartos, cada um com um pé-direito diferente para se ajustar à construção.
No exterior, um terraço de 60 m² abriga uma banheira de hidromassagem aquecida a lenha e uma mesa para refeições. Durante a construção da casa subterrânea, foi descoberta uma nascente que passou a ser utilizada como fonte de água potável.
Fonte: Casa e Jardim