Empresa iniciante recebe autorização para experimentar aeronave espacial de alta velocidade.

Testes sem restrição de velocidade para avião espacial supersônico na Nova Zelândia

Governo da Nova Zelândia deu autorização para testes sem restrição de velocidade para esse avião espacial supersônico.

Voar sempre fascinou o ser humano, e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar essa realidade, como por exemplo, criar um avião espacial supersônico.

Agora, a startup Dawn Aerospace recebeu o sinal verde da Autoridade de Aviação Civil vinculada ao governo da Nova Zelândia para fazer testes, sem nenhuma restrição de velocidade, com seu avião espacial suborbital Mk-II Aurora. Para se ter uma noção, quando esse avião espacial supersônico estiver em operação, a promessa é que ele leve suas cargas a uma velocidade Mach 3, que é cerca de 3.700 quilômetros por hora.

Colocando em prática, essa autorização do governo dá a empresa a oportunidade de fazer testes a altitudes de 80 mil pés e a velocidades ilimitadas. Esses dois fatores são essenciais para as metas desse avião espacial supersônico.

Avião espacial supersônico

Dawn Aerospace MK-II Aurora Spaceplane Engine Test

O Mk-II Aurora é equipado com motores de foguete e, com esse sinal verde, o plano da Dawn é começar uma nova bateria de testes em velocidades supersônicas até o final de julho.

Desde 2021 já são feitos testes com esse modelo. Contudo, foi preciso alguns anos até que o voo inaugural dele fosse autorizado de forma correta. Na visão de Stefan Powell, CEO da empresa, esse irá ser o primeiro avião custeado com financiamento privado a quebrar a barreira do som.

“Em desempenho total, o Mk-II voará mais rápido e 2,5 vezes mais alto do que qualquer aeronave que decola a partir de uma pista, incluindo a recordista, o SR-71 Blackbird. Esse é o benefício de trazer o desempenho de foguete para uma aeronave,” disse.

Até agora, a Dawn já fez mais de 40 testes com os motores a jato e de foguete. Além disso, novos experimentos já estão agendados para acontecer nos próximos dias. E a próxima série de avaliações deve começar já antes do mês acabar. Ao todo, devem ser feitos 12 testes, programados para acabarem até setembro.

Ainda temos um longo caminho a percorrer antes de atingirmos o desempenho necessário para chegar ao espaço duas vezes em um dia, mas acreditamos fortemente de que estamos no caminho certo,” afirmou Powell.

De acordo com a startup, esse avião espacial supersônico é reutilizável, o que quer dizer que ele pode fazer, pelo menos, dois voos para transportar cargas em 24 horas. E tudo isso em uma velocidade supersônica.

Fonte: Gizmodo

Imagens: YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *