**O Spirostreptus sculptus** foi visto pela última vez há 126 anos. Atualmente, esse animal foi redescoberto na Floresta Makira, em Madagascar.
O mundo em que vivemos é incrivelmente diverso e vasto. A diversidade está presente em todos os aspectos, desde os diferentes povos e culturas até a fauna e flora. Uma prova disso é a incrível diversidade do reino animal, que frequentemente reserva surpresas aos pesquisadores. Um exemplo recente é a redescoberta desse [animal misterioso](https://www.fatosdesconhecidos.com.br/pela-1a-vez-cientistas-fotografam-um-dos-roedores-mais-raros-do-mundo/) que havia desaparecido por 120 anos.
Redescoberta do animal misterioso
Mesmo com o constante monitoramento das espécies conhecidas e a busca por novas descobertas, as mudanças climáticas e o desmatamento têm levado ao desaparecimento de algumas espécies já identificadas.
Dentre essas espécies está o **Spirostreptus sculptus**, uma centopeia invertebrada descrita pela primeira vez em 1897 e que havia sido vista pela última vez 126 anos atrás.
No entanto, após todo esse tempo, os pesquisadores avistaram novamente esse [animal misterioso](https://www.fatosdesconhecidos.com.br/rna-de-tigre-da-tasmania-extinto-e-recuperado-pela-primeira-vez-de-animal-do-seculo-19/) na Floresta Makira, em Madagascar.
Novas descobertas
O avistamento desse animal foi feito durante uma expedição da Re:wild, um grupo dedicado à conservação da vida selvagem e à busca por animais desaparecidos. Após semanas na Floresta Makira, uma das maiores áreas protegidas de Madagascar, eles conseguiram encontrar o **Spirostreptus sculptus**.
Segundo os pesquisadores, essa floresta possui uma grande diversidade e ainda é pouco explorada, o que aumenta as chances de encontrar espécies raras. A expedição da Re:wild tinha como objetivo encontrar 30 animais desaparecidos, e a redescoberta do milípede foi uma das mais significativas. A fêmea do milípede mede 27,5 centímetros de comprimento.
Além do milípede, foram feitas outras descobertas, incluindo duas espécies de besouros e formigas que não eram vistas desde 1958. Em função dessas descobertas, novas expedições estão sendo planejadas para identificar mais espécies que há muito tempo não eram avistadas.
Fonte: [Olhar digital](https://olhardigital.com.br/2024/07/21/ciencia-e-espaco/animal-misterioso-sumido-ha-120-anos-foi-reencontrado/)
Imagens: [Olhar digital](https://olhardigital.com.br/2024/07/21/ciencia-e-espaco/animal-misterioso-sumido-ha-120-anos-foi-reencontrado/)