Como é a experiência de ser atingido por um raio?

Nosso país é o que tem mais incidências de mortes por conta de raio. E qual é a sensação ao ser atingido por um raio?

O raio é um dos fenômenos mais impressionantes que o homem pode apreciar na natureza. Ele pode cair em qualquer lugar e, dependendo de vários fatores, até no mesmo lugar por várias vezes. Por ser tão fascinante e assustador as pessoas têm muitas dúvidas sobre eles. Por exemplo, qual é a sensação de ser atingido por um raio?

Ele é uma descarga elétrica que acontece na atmosfera sendo resultado da separação de cargas elétricas em nuvens de tempestade. No momento em que a diferença de potencial entre as nuvens e o solo é grande o bastante acontece a descarga elétrica que é conhecida como raio.

E, como dito, mesmo que seja improvável, não quer dizer que alguém não possa ser atingido por um raio. Para se ter uma noção, cerca de 24 mil pessoas são atingidas e aproximadamente duas mil mortes acontecem. Além disso, as chances de sobreviver quando se é atingido por um raio são bem baixas. Isso porque a carga elétrica é de aproximadamente entre 100 milhões e um bilhão de Volts.

Sensação de ser atingido por um raio

Olhar digital

O fato principal que faz com que 10% das pessoas que são atingidas por um raio morrerem é por causa da interrupção da respiração e das batidas do coração. Por mais que o coração possa voltar a bater de novo, se a respiração não voltar junto, o organismo fica sem oxigênio. E, por conta disso, o coração vai parar de novo.

Outro ponto que pode acontecer quando se é atingido por um raio é ter o sistema nervoso danificado. No caso de carga elétrica atingir o cérebro, a pessoa pode ter convulsões, perda de consciência e outros sintomas. E como o raio é uma corrente elétrica, a pessoa também pode ter queimaduras na pele e, em determinados casos, nos tecidos internos. Contudo, no caso da queima de tecidos internos, isso é visto com uma frequência menor porque o contato com a descarga elétrica dura apenas alguns milissegundos.

Muitas pessoas pensam que depois de ser atingido por um raio o corpo da pessoa continua com carga, mas essa não é realidade. Existe a possibilidade de uma pessoa ser atingida pela carga elétrica de um raio se ela estiver perto ou tocando um objeto que foi atingido, mesmo ele não tendo caído nela diretamente. Isso é conhecido como descargas laterais.

Mas no caso de o raio atingir diretamente uma pessoa, não existe perigo de ela passar carga para outros. Por conta disso, quem estiver perto de uma pessoa que foi atingida por um raio pode prestar socorro sem medo.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *