Comissão Europeia deseja seguir adiante com o projeto do hyperloop, porém incertezas persistem

Embora possa parecer um conceito de ficção científica, o hyperloop está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade palpável. A Comissão Europeia está empenhada em desenvolver esta tecnologia de transporte inovadora, apesar das opiniões divergentes que têm surgido.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, atribuiu ao novo comissário dos transportes, o grego Apostolos Tzitzikostas, a responsabilidade de desenvolver o hyperloop, uma inovadora tecnologia de transporte. No entanto, um teste recente revelou que ainda há muitos desafios a superar antes que o hyperloop se torne o próximo meio de transporte de alta velocidade.

O hyperloop é um sistema revolucionário no qual uma cápsula é impulsionada por um tubo selado e sem ar. Com a capacidade de atingir velocidades superiores às dos aviões, chegando a até 700 quilômetros por hora, o hyperloop é considerado um sistema mais eficiente em termos energéticos do que os trens convencionais.

Essas características são possíveis devido à quase inexistência de atrito, pois a tecnologia baseia-se em um vácuo dentro do tubo e em ímãs que permitem a levitação das cápsulas.

Estratégia do Hyperloop

Apostolos Tzitzikostas foi incumbido de propor “uma estratégia para a promoção e desenvolvimento de tecnologias de ponta, como o hyperloop”, conforme estabelecido na carta de missão de von der Leyen. O plano deve incluir um cronograma e uma estratégia de investimento.

A empresa mais avançada no setor, a Hardt Hyperloop, realizou recentemente o seu primeiro teste com sucesso, percorrendo 90 metros em um tubo de 420 metros em Veendam, nos Países Baixos. Esta conquista faz parte do Hyperloop Development Programme (HDP), uma parceria público-privada financiada pela Comissão Europeia.

Apesar do avanço representado por este teste, apenas componentes individuais da tecnologia foram avaliados. A velocidade atingida foi inferior a 30 quilômetros por hora, muito aquém das velocidades previstas para o futuro.

Em Lausanne, foram realizados outros testes que conseguiram atingir velocidades de até 100 quilômetros por hora. No entanto, o teste em Veendam foi realizado em condições atmosféricas normais, ou seja, sem vácuo no tubo, o que é essencial para que o hyperloop alcance seu potencial máximo.

O Hyperloop é o Futuro?

De acordo com especialistas, a tecnologia do hyperloop deverá ser certificada e demonstrada até 2030. Prometendo ser uma solução rápida e eficiente em termos de energia, consumindo até dez vezes menos energia do que automóveis ou aviões.

Além disso, os custos operacionais e de investimento do hyperloop deverão ser inferiores aos do sistema ferroviário tradicional.

No entanto, o desenvolvimento de uma rede de hyperloop exigirá um investimento significativo, que poderá rivalizar com os fundos destinados ao sistema ferroviário convencional.

Apesar das perspetivas positivas, nem todos estão convencidos da viabilidade do hyperloop. Philip Amaral, Diretor de Políticas e Desenvolvimento da Federação Europeia de Ciclistas, classificou o hyperloop como “um conceito tecnológico morto”.

Os especialistas argumentam que o hyperloop precisa ser encarado como uma solução política, e não como mera ficção científica.

 

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