Comandante da Gol avistou objeto voador não identificado em velocidade ‘hipersônica’ e realizou manobra defensiva, revela relatório da Força Aérea Brasileira.

Caso de piloto avistando OVNI

Um dos grandes questionamentos da humanidade é a possibilidade de estarmos sozinhos ou não no universo. Nesse sentido, os registros de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) sugerem que talvez não estejamos tão isolados quanto se pensa. No entanto, na maioria das vezes, um OVNI pode ser simplesmente um fenômeno natural. Mesmo assim, relatos sobre esses encontros chamam atenção, como no caso de um piloto da Gol que avistou um OVNI em velocidade “supersônica”.

Imagem de um piloto avistando um OVNI

O Globo

Segundo um documento da Força Aérea Brasileira de 2014, armazenado no Arquivo Nacional, o piloto teve que realizar uma manobra evasiva para evitar uma colisão após avistar o OVNI.

Piloto detecta OVNI em pleno voo

O incidente ocorreu no voo 9109, que fazia o trajeto de Brasília para Fortaleza em 24 de janeiro. O piloto observou o OVNI por volta de 12h10, quando a aeronave da Gol estava a uma altitude entre 10 e 10,6 mil metros, se preparando para aterrissar.

O piloto não foi o único a avistar o OVNI. A mesma aparição foi registrada no Sistema Anticolisão de Tráfego de um voo da Avianca, além de um piloto em uma viagem entre Alagoas e Piauí, que descreveu o objeto como sendo de tamanho médio/grande e de cor branca. Esse objeto foi capaz de se mover em zigue-zague e em velocidade supersônica.

Assim como o piloto da Gol, o comandante da aeronave de Alagoas também teve que realizar manobras evasivas para evitar colidir com o objeto, passando a apenas 90 metros de distância do OVNI.

Outros casos de avistamentos

Imagem de outro avistamento de OVNI por pilotos

Revista sociedade militar

No Arquivo Nacional, existem cerca de 30 documentos com relatos de pilotos brasileiros avistando OVNIs no espaço aéreo nacional. Todos esses casos foram encaminhados em 2023 para os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB).

Um desses avistamentos ocorreu na madrugada de 7 de fevereiro de 2023, por volta das 3h. Segundo o relato, um piloto afirmou ter visto sobre Navegantes, cidade litorânea de Santa Catarina, “uma bola variando de pequena a grande”, movendo-se a uma velocidade “dez vezes maior do que a de um avião comercial”. O piloto também mencionou semelhanças com ocorrências anteriores na mesma região no ano anterior.

A maioria dos relatos de OVNI concentra-se na região sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Um exemplo é um avistamento em Porto Alegre, onde um piloto relatou ter visto um OVNI estático, alternando entre cores branca e alaranjada.

No campo de informações complementares do documento, está registrado: “Nesta semana, o observador relata ser o quarto dia que observa tal objeto”.

Fonte: O Globo

Imagens: O Globo, Revista sociedade militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *