Retorno dos astronautas da NASA em 2025
Foi decidido que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornarão à Terra em fevereiro de 2025 em uma SpaceX Crew Dragon, enquanto o Boeing Starliner em que voaram para a Estação Espacial Internacional em junho retornará sem tripulação.
Decisão de segurança da NASA
Em uma conferência de imprensa, o gestor do Programa de Tripulação Comercial da NASA, Steve Stich, revelou que “havia muita incerteza” em torno das previsões para os propulsores do Starliner avançarem com um voo de regresso tripulado.
O plano definido é que a primeira tripulação da Starliner regresse com a Crew-9 da SpaceX, que está prevista para ser lançada na ISS no final de setembro. A Crew-9 transportará apenas dois tripulantes, para abrir espaço ao regresso de Wilmore e Williams.
Reconfiguração da nave espacial
A Starliner está sendo modificada com assentos para os astronautas e fatos espaciais Dragon serão adicionados para trazê-los de volta para casa. O teste de voo do Starliner deveria durar pouco mais de uma semana.
Preparação para desacoplar o Starliner
O próximo passo é preparar o Starliner para desacoplar e terminar como um teste de voo não tripulado. A agência pretende realizar a segunda parte da revisão de preparação na próxima semana e espera que o desacoplamento ocorra no início do próximo mês.
Compromisso com a segurança
O problema com os propulsores da Starliner tem sido “muito complexo” e seu desempenho tem sido “desafiante de prever”. A decisão de manter os astronautas a bordo da ISS e trazer o Boeing Starliner para casa sem tripulação é “o resultado de um compromisso com a segurança”, explicou Stich.