A Terra não é perfeitamente redonda devido à sua rotação em torno do seu eixo, o que a faz achatar um pouco nos polos. Essa característica é comum em muitos planetas, que, apesar de terem forma de esfera, não são perfeitamente redondos.
O sistema solar é composto pelo sol e por aproximadamente 1.700 corpos celestes menores, incluindo planetas, luas e estrelas, todos com formatos arredondados. A razão para isso está na força da gravidade, que atrai a matéria em direção ao núcleo de cada corpo celeste, dando-lhes sua forma esférica.
**A esfera é considerada a forma geométrica mais estável na natureza.** Todos os pontos de sua superfície estão equidistantes do núcleo e atraem-se da mesma maneira em todas as direções. Esse equilíbrio é essencial nos planetas de grande massa, evitando que a gravidade sugue qualquer parte da superfície para o centro.
Planetas têm forma de esfera
**A esfera é a forma que requer menos energia para ser moldada.** O princípio da “mínima energia” permeia a natureza, especialmente em corpos com grande massa, como os planetas.
Por todas essas razões, os planetas têm formato esférico, no entanto, muitas vezes são um pouco achatados nos polos devido à rotação. Esse fenômeno pode ser observado no movimento de uma bola de gelatina, que, ao girar em torno de seu eixo, fica mais gorda na região do “Equador” devido à sua falta de rigidez perfeita.
Fonte: UOL
Imagens: