A vida pode ser comparada a uma narrativa que se desenrola, com momentos de romance, mistério, horror e fantasia. Um estudo recente indica que o cérebro humano processa as nossas experiências de forma semelhante aos capítulos de um livro, reconhecendo mudanças significativas na atividade cerebral quando nos deslocamos entre locais ou tarefas.
Descoberta interessante: o cérebro funciona como um livro
Um estudo da Universidade de Columbia revelou que o processo de segmentação das experiências desempenha um papel crucial ao ajudar a dar sentido ao fluxo contínuo de vivências. O cérebro organiza ativamente as nossas vivências em capítulos significativos, personalizados de acordo com as nossas prioridades individuais.
“O cérebro está, de facto, a organizar ativamente as nossas experiências de vida em pedaços que são significativos para nós.” – Christopher Baldassano, professor associado de psicologia na Universidade de Columbia.
O estudo mostrou que o cérebro marca novos capítulos com base no que consideramos importante no momento, sendo influenciado pelos nossos objetivos, prioridades e experiências passadas.
Metodologia do estudo com mais de 400 participantes
Os participantes do estudo ouviram 16 pequenas histórias áudio, cada uma envolvendo um local e um cenário específicos. A atividade cerebral foi monitorizada enquanto alguns participantes determinavam o início de novas partes da história. As experiências atuais, prioridades e experiências passadas moldam a forma como o cérebro segmenta a vida em capítulos.
No futuro, os investigadores planeiam investigar como as nossas expectativas influenciam a forma como registamos os capítulos de vida e como as experiências são armazenadas na memória.
Imagem: Verão com amigos