Desaparecimento de árvores é um perigo para a humanidade, avisa pesquisa

Pesquisadores apresentaram as possíveis consequências que a ausência das árvores teria em nosso planeta.

Sabemos da importância vital das árvores para a Terra, especialmente em um momento de intensas mudanças climáticas decorrente da falta de cuidado com o meio ambiente. No entanto, estudos recentes indicam que cerca de um terço de todas as espécies de árvores estão em risco de extinção. Caso isso se concretize, diversos ecossistemas serão impactados.

Agora, pesquisadores calcularam os efeitos que a extinção das árvores acarretaria. O estudo revelou que a maioria das frutas, diversas nozes e muitos medicamentos são provenientes das árvores. Nesse sentido, a extinção das árvores resultaria em prejuízos de aproximadamente 88 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de 490 bilhões de reais.

Outra consequência grave é que milhões de pessoas dependem do uso de lenha como combustível. Além disso, cerca de 1,6 bilhão de indivíduos residem a uma distância de cinco quilômetros de uma floresta e têm nela sua fonte de alimento e renda.

Nas transações anuais da economia global, as árvores têm sua parcela de contribuição estimada em cerca de 1,3 trilhão de dólares, o que corresponde a 7,2 trilhões de reais.

Impactos da Extinção das árvores


InfoAmazônia

Além das implicações financeiras mencionadas, a extinção das árvores acarretaria em diversas outras consequências. Afinal, elas constituem a base de sustentação de uma vasta teia de vida ao seu redor. Estima-se que metade de todas as espécies animais e vegetais na Terra dependem de ambientes arborizados.

Assim, a diminuição da diversidade acarreta em uma maior fragilidade nas conexões vitais. Com menos variedade, há uma menor capacidade de resposta imune, genética e ambiental.

Ademais, determinadas espécies arbóreas realizam interações únicas e insubstituíveis. Portanto, a extinção de uma única espécie poderia desencadear um efeito dominó devastador.

As árvores estão intrinsecamente ligadas ao solo, à atmosfera e ao clima global, promovendo a purificação do ar, a produção de oxigênio e a regulação das chuvas. Ainda mais crucial, as árvores armazenam três quartos da água doce acessível do planeta e mais da metade do dióxido de carbono.

De acordo com o estudo, as consequências da extinção das árvores teriam um impacto significativo na vida humana. Portanto, urge uma ação conjunta das autoridades mundiais para preservar as florestas antes que seja tarde demais.

Fonte: Olhar digital

Imagens: InfoAmazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *