Vacina contra o cancro do ovário poderá erradicar a doença
Um grupo de investigadores no Reino Unido está a desenvolver a primeira vacina do mundo contra o cancro do ovário. A vacina, chamada OvarianVax, tem como objetivo ensinar o sistema imunitário a reconhecer e atacar as primeiras fases da doença, podendo potencialmente erradicar a doença.
A equipa por trás da vacina, liderada pelo professor Ahmed Ahmed da Universidade de Oxford, está a identificar alvos celulares para a vacina. Eles esperam que a OvarianVax seja tão eficaz quanto a vacina contra o Vírus do papiloma humano (HPV) na prevenção da doença.
O professor Ahmed expressou o seu otimismo com o potencial da nova vacina, afirmando:
“Sem dúvida – seria esse o objetivo. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas este é um momento muito emocionante. Eu próprio estou muito otimista.”
Os ensaios clínicos em seres humanos, incluindo pessoas portadoras de mutações do gene BRCA e mulheres saudáveis, estão nos planos da equipa. Ainda que a aprovação da vacina possa estar a alguns anos de distância, o impacto poderá ser sentido dentro de quatro ou cinco anos na população saudável.
O estudo está a ser financiado pelo Cancer Research UK, com um investimento máximo de 600.000 libras nos próximos três anos. Com a esperança de eliminar o cancro do ovário, a OvarianVax representa um avanço promissor na luta contra esta doença devastadora.