O menor apartamento do mundo em Roterdã, na Holanda
A busca por moradias próprias é um desejo comum para a maioria das pessoas, independente do tamanho do espaço. Ter um cantinho para chamar de seu é algo especial, que proporciona liberdade e crescimento pessoal. No entanto, existem residências que se destacam por suas características únicas, como é o caso do menor apartamento do mundo, com apenas 6,89 metros quadrados.
Localizado em Roterdã, na Holanda, esse pequeno apartamento desafia a sua pequena metragem com soluções inovadoras e criativas. Conhecido como Cabanon, ele é considerado o “maior” menor apartamento do mundo, pois possui um cubo interno que divide o espaço em quatro ambientes distintos: uma sala de estar, uma área de dormir, um banheiro e um spa com banheira.
O nome do espaço foi inspirado na cabana homônima de Le Corbusier em Côte d’Azur, na França. O projeto, concebido em 1951, explora o conceito de espaço mínimo, uma preocupação dos arquitetos modernos do século XX. O Cabanon é uma construção simples de madeira com 13 metros quadrados, o que é o dobro do menor apartamento do mundo.
Detalhes do menor apartamento do mundo
O Cabanon foi projetado pelos escritórios STAR Strategies and Architecture, da arquiteta Beatriz Ramo, e BOARD (Bureau of Architecture, Research and Design), do arquiteto Bernd Upmeyer. Localizado no último andar de um edifício residencial dos anos 1950, o apartamento serve como um espaço de retiro pessoal e para hóspedes, sendo um laboratório para experimentar e demonstrar que é possível manter a qualidade e o conforto mesmo em espaços pequenos.
Apesar do tamanho reduzido, o menor apartamento do mundo possui ambientes vibrantes em cores e padrões. Com diferentes alturas nos espaços, organizados como blocos de montar em metros cúbicos, o apartamento se destaca. A sala de estar, com três metros de altura em tom coral, possui ladrilhos de padrão geométrico tridimensional. A área de dormir, com 1,14 metros de altura em tom verde, fica em um mezanino acessível por uma escada.
O menor apartamento do mundo foi projetado com produtos padrão de mercado, com um investimento de aproximadamente 23 mil dólares. Apesar das soluções inovadoras, os arquitetos não acreditam que esse projeto possa resolver a crise imobiliária com habitações cada vez menores.
Fonte: Casa e jardim