Novo tratamento promissor descoberto para o câncer ósseo

Em busca de novas formas de tratamento para diferentes tipos de cancro, cientistas descobriram uma potencial abordagem inovadora. Em testes de laboratório, foi observado que um vidro tóxico conseguiu eliminar 99% das células de cancro ósseo sem afetar as células saudáveis.

Cientistas da Universidade de Aston conseguiram demonstrar um novo método de tratamento para o osteosarcoma, um tipo comum de cancro ósseo. Esse tipo de cancro geralmente requer cirurgia seguida de quimioterapia ou radioterapia, com recidivas frequentes e prognóstico reservado.

O novo tratamento utiliza um material conhecido como vidro bioativo, composto por nanopartículas de vidro misturadas com metais. Neste caso, o metal utilizado foi o gálio, que se mostrou tóxico para as células cancerígenas. As células cancerígenas absorvem o gálio de forma mais eficiente do que as células saudáveis, tornando o tratamento mais específico.

Ossos

Vidro tóxico como promissor tratamento para cancro ósseo

Em testes de laboratório, o vidro bioativo de gálio conseguiu eliminar 99% das células de osteosarcoma em apenas 10 dias, sem prejudicar as células saudáveis. Além disso, esses vidros bioativos mostraram-se eficazes na regeneração do osso.

“Quando observámos os vidros, pudemos ver a formação de uma camada de fosfato de cálcio amorfo/ camada de hidroxiapatite na superfície das partículas de vidro bioativo, o que indica crescimento ósseo.”

Richard Martin, professor e autor principal do estudo, afirmou que, apesar dos resultados promissores, ainda são necessárias mais pesquisas para garantir a segurança e eficácia desses biomateriais.

Lucas Souza, coautor do estudo, mencionou que os próximos passos incluem testar as propriedades anticancerígenas do material em células metastáticas ósseas e desenvolver uma pasta injetável para o tratamento do cancro ósseo.

O estudo foi publicado na revista Biomedical Materials.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *