Sol nasce com tonalidade “distinta”

O fenômeno de o sol nascer com uma cor diferente é algo visualmente bonito, porém, pode ser um sinal de alerta para algo mais sério.

O sol é a estrela central do nosso sistema solar, e a nossa existência depende da luz que ele nos proporciona. Diversas pesquisas foram realizadas para entender o funcionamento dessa estrela, que desperta grande interesse em nós. Um exemplo de fenômeno visualmente impressionante é o sol nascendo com uma cor diferente.

No último sábado, moradores de Nova Friburgo e regiões próximas testemunharam um acontecimento fora do comum ao amanhecer: o sol surgiu com uma intensa coloração vermelha.

Em primeira análise, tal evento pode parecer belo, entretanto, na realidade, o surgimento do sol em tonalidades distintas pode ser um alerta preocupante a respeito dos impactos das queimadas que assolam diversas regiões do país.

Sol nascer vermelho


YouTube

Segundo especialistas, a coloração vermelha do sol ao nascer se deve às partículas de fumaça presentes na atmosfera. Com as queimadas, especialmente nas áreas de vegetação nativa, ocorre a liberação de grandes quantidades de material particulado, como fuligem e cinzas, que são transportados pelo vento e se dispersam no ar. Isso causa a reflexão e dispersão da luz solar de maneira diferente, resultando num visual de um sol vermelho.

Um outro ponto de alerta que o surgimento do sol vermelho traz é sobre as consequências ambientais das queimadas, que vão além da qualidade do ar e afetam a fauna, a flora e o equilíbrio dos ecossistemas. A destruição de extensas áreas de floresta, como em Lumiar, em Nova Friburgo, é um claro exemplo dos prejuízos causados pelo fogo ao meio ambiente e à paisagem local.

E, à medida que as queimadas se intensificam, os ambientalistas se preocupam cada vez mais e destacam a necessidade de fiscalização e conscientização sobre o uso do fogo para limpeza de terrenos e plantio.

Fonte: Ecoserrano

Imagens: YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *