Alex é o o segundo paciente com chip da Neuralink e já consegue projetar objetos 3D com sua mente. Entenda como isso funciona.
A Neuralink projetou seu chip para ser implantado no cérebro das pessoas e através dele os órgãos servirão como interfaces de máquinas. O plano de Musk é implantar chips em pessoas com paralisia cerebral para que assim elas consigam controlar objetos com o pensamento. E recentemente a empresa anunciou que o segundo paciente com chip da Neuralink já consegue projetar objetos 3D com a mente.
No começo desse mês, a empresa tinha anunciado que o segundo paciente tinha passado pela cirurgia e já estava vivendo com o chip. Agora, a Neuralink deu mais detalhes a respeito da experiência de Alex. Conforme ela, através do “poder da mente” o paciente controla o cursor do mouse em um programa específico e consegue projetar objetos em 3D e também jogar Counter-Strike.
“Alex recebeu alta no dia seguinte e sua recuperação foi tranquila”, afirmou a Neuralink em nota divulgada na quarta-feira. Tanto que ele teve alta mais rápido do que Noland Arbaugh, o primeiro paciente a receber o chip.
Ainda conforme a startup, Alex precisou de menos de cinco minutos para entender como a interface cérebro-máquina funcionava e começar a experimentar controlar o cursor do mouse depois que a conexão inicial tinha sido feita. Depois de poucas horas passando pelo treinamento, Alex já tinha um domínio da técnica e nenhum problema tinha sido notificado.
Segundo paciente projetando objetos com a mente
Assim como o primeiro paciente, Alex também é tetraplégico e ficou assim depois de ter sofrido uma lesão na medula espinhal. Antes de sofrer o acidente ele era técnico automotivo, mexendo com veículos dos mais variados portes.
Ele estava atrás de uma autonomia maior nas suas atividades e queria aprender a projetar objetos 3D através de um software de design ajudado por computador (CAD). Por conta disso que a equipe da Neuralink colocou o software CAD Fusion 360 nos testes para o homem no segundo dia de treinamento.
Agora, o segundo paciente com chip da Neuralink já consegue projetar objetos 3D com a ferramenta através da sua mente. Um desses objetos projetados por ele foi uma carcaça personalizada para o carregador do seu implante. Mesmo ele já tendo essa autonomia, a equipe da empresa ainda quer melhorar a experiência de Alex.
“Estamos trabalhando com Alex para aumentar sua produtividade com o Link, mapeando os movimentos pretendidos para diferentes tipos de cliques do mouse [por exemplo, esquerda, direita, meio], expandindo assim o número de controles que ele tem e permitindo que ele alterne rapidamente entre vários modos no software [como zoom, rolagem, clique]”, informou o comunicado da Neuralink.
Além de projetar objetos 3D com a mente, Alex também joga Counter-Strike com o chip do cérebro. “Após a conclusão da primeira sessão de treinamento, Alex continuou testando as capacidades do Link de forma independente, usando-o em jogos de tiro”, comentou a Neuralink.
Antes de colocar o chip para jogar, Alex usava um joystick controlado pela boca. Contudo, isso fazia com que a experiência fosse muito limitada. Depois do implante, ele tem condições melhores para jogar porque combina o joystick com o controle mental.
Até o fim de 2024, mais oito pacientes devem passar pela cirurgia e ter o chip da Neuralink implantado no cérebro. Depois que os testes forem concluídos e a tecnologia for considerada segura, os implantes ficarão disponíveis para as pessoas.
Fonte: Canaltech
Imagens: YouTube