Mar destrói ilhas de Vanuatu devido às mudanças climáticas e polui água potável.

Com aumento do nível do mar em aproximadamente 4 mm por ano, o oceano invadiu poços de água potável das ilhas de Vanatu.

O impacto da mudança climática

Nosso planeta já passou por várias mudanças ao longo de sua existência. Uma das mais drásticas, de acordo com pesquisadores, é a mudança climática, que tem afetado o mundo de diversas maneiras. Um exemplo disso é a invasão do oceano nos poços de água potável das ilhas de Vanuatu.

A situação nas ilhas de Vanuatu

oceano ilhas Vanuatu

Vexer

Em uma visita realizada em 2017, Tim Foster, diretor de pesquisa do Institute for Sustainable Futures da University of Techology Sydney, identificou que 10% das 150 fontes de água subterrânea em 11 ilhas de Vanuatu tinham níveis de salinidade tão elevados que não seriam aceitos como fonte de água potável.

De acordo com a agência meteorológica da Organização das Nações Unidas (ONU), o nível do mar no sudoeste do Oceano Pacífico está subindo a uma taxa de 4 mm anualmente. Essa invasão do oceano nas fontes de água potável das ilhas de Vanuatu representa “uma ameaça iminente”, segundo Foster.

O fenômeno em Vanuatu e seus responsáveis

oceano ilhas Vanuatu

O Globo

Além da invasão do oceano nos poços de água potável, o bombeamento excessivo de água subterrânea é apontado como um dos responsáveis pelos desequilíbrios em Vanuatu. Krishna Kumar Kotra, diretor e supervisor de um projeto sobre a qualidade das águas subterrâneas no arquipélago, destaca que “o bombeamento exerce pressão abaixo do solo e puxa água salgada para aquíferos costeiros”.

Para o especialista em água, saneamento e higiene do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a situação de água potável contaminada pela água do mar, aliada à escassez de abastecimento de água, representa um “problema realmente grande”.

Fonte: O Globo

Imagens: Vexer, O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *