Presente na mitologia grega, o labirinto do Minotauro foi recentemente descoberto por arqueólogos em Heraklion, em junho deste ano.
**A Grécia Antiga** teve um papel fundamental no desenvolvimento das civilizações ocidentais e é frequentemente associada às primeiras instituições dedicadas à disseminação do conhecimento. A mitologia grega, por sua vez, continua a despertar interesse até os dias atuais. Um dos mitos mais conhecidos é o da história do Minotauro, uma criatura assustadora com corpo humano e cabeça de touro, presa em um labirinto na ilha de Creta e derrotada por Teseu.
Apesar da falta de comprovação, estruturas semelhantes ao labirinto do **Minotauro** eram comuns em Creta, especialmente no sítio arqueológico de Cnossos, descoberto por arqueólogos no final do século XIX.
Descoberta do labirinto do Minotauro
Recentemente, arqueólogos encontraram uma estrutura antiga que se assemelha ao labirinto onde o Minotauro era supostamente mantido, próximo a Heraklion. Esta estrutura, conhecida como *Estrutura Circular da Colina Papoura*, possui 487 metros de elevação e apresenta seis anéis espirais de pedra, divididos em quatro zonas, com 15,2 metros de diâmetro.
A descoberta foi feita por acaso, durante a construção do sistema de radares para o aeroporto de Heraklion, em junho, quando autoridades avistaram a estrutura e decidiram suspender a obra para priorizar as escavações arqueológicas.
Segundo os arqueólogos, embora não haja evidências conclusivas sobre o propósito do labirinto, a presença de ossos de animais sugere que ele poderia ter sido utilizado para rituais e oferendas na antiguidade.
Fonte: Gizmodo
Imagens: Gizmodo