Arqueólogos desenterram recipiente de moedas de ouro de 2.400 anos na Turquia.

Essas moedas de ouro foram descobertas por arqueólogos em Notion, no oeste da Turquia, em um pote enterrado em uma casa antiga. Estima-se que as moedas tenham cerca de 2.400 anos e pertenciam a um soldado mercenário do Império Persa.

**Quem nunca se surpreendeu ao encontrar dinheiro no bolso de uma peça de roupa?** Essas descobertas inesperadas podem trazer boas surpresas ou até mesmo lembranças desagradáveis, como conta esquecida. No caso dos arqueólogos, a descoberta do pote cheio de moedas de ouro foi uma surpresa inesperada.

O soldado mercenário que enterrara as moedas provavelmente não teve a oportunidade de recuperá-las. De acordo com o arqueólogo Christopher Ratté, a descoberta dessas “moedas de daricos, emitidas pelo Império Persa, é muito rara em escavações arqueológicas controladas”. Essas moedas de ouro, com figuras de arqueiros ajoelhados, provavelmente foram feitas em Sardis, na Lídia, e enterradas durante um período de agitação política entre persas e gregos.

Análises


Galileu

Essas moedas de ouro foram enterradas durante um período de conflito entre persas e gregos, onde os mercenários pró-persas foram expulsos por atenienses. O achado arqueológico revela detalhes importantes da história antiga e está em exposição no Museu Arqueológico de Éfeso, na Turquia.

**A descoberta dessas moedas de ouro é de extrema importância para a compreensão do contexto histórico da região.** O trabalho dos arqueólogos continua trazendo novas informações sobre a antiga cidade de Notion e suas conexões com o Império Persa e os gregos.

Fonte: Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *