Você já imaginou conhecer dragões bebê de verdade? Esses animais incríveis são os mais próximos que temos dos seres fantásticos e habitam a maior caverna da Europa.
Nos últimos tempos, os dragões bebê, assim como os dragões fictícios, ganharam destaque na mídia graças a séries como “Game of Thrones” e, mais recentemente, “House of the Dragon”.
No entanto, existe um local onde esses seres fascinantes são reais – e está mais perto do que você imagina!
Na Eslovênia, criaturas conhecidas como olmos (Proteus anguinus) habitam as cavernas calcárias de Postojna, criando um cenário mágico e misterioso que é considerado uma prova concreta de vida.
Esses animais aquáticos, também chamados de “dragões bebê”, são praticamente transparentes, inofensivos e possuem habilidades impressionantes, como a capacidade de regenerar partes do corpo e uma longevidade surpreendente de até cem anos.
O site oficial de Postojna explica que a Caverna de Postojna é o único lugar onde é possível se deparar com essa jóia em forma de caverna e encontrar os pequenos dragões. Assim como o mundo acima da superfície, o local conta com montanhas imponentes, rios caudalosos e vastas câmaras subterrâneas.
Portanto, não é à toa que muitas pessoas consideram a exploração do interior de Postojna como adentrar em um mundo de maravilhas subterrâneas. E o melhor de tudo é que funciona como uma espécie de parque de diversões, completo com trens e tudo mais.
Maior caverna da Europa
Existem várias cavernas como a da Eslovênia, mas nenhuma se compara a Postojna. Com seus 24 km de extensão, ela é considerada a maior caverna da Europa – e inclusive está no Guinness World Records.
No entanto, não se empolgue em querer explorar toda a caverna de uma vez. Apesar de seu tamanho, apenas 5 km estão abertos ao público. Porém, esses 5 km são realmente especiais.
Imagine ter que pegar um trem para visitar essa parte do mundo. É exatamente isso que você terá que fazer, já que o trem percorreu 3,7 km da caverna. O resto do percurso é feito a pé.
E quando você chegar à parte dos dragões bebê? Após explorar o sistema geológico de rochas onde a água dissolve a seiva das árvores, será possível se deparar com uma estalagmite branca de 5 metros de comprimento chamada de “Brilhante”.
Principais atrações: Dragões Bebê
A verdadeira atração está reservada para o momento em que você se depara com as estranhas criaturas encontradas no sistema de cavernas de Postojna.
Esses dragões bebê apresentam pele vermelha clara, corpo longo e fino que pode chegar a 30 cm, quatro patas e são desprovidos de visão. Eles habitam exclusivamente as águas das cavernas escuras na região cárstica do sul da Europa.
Entre grilos, diplópodes e besouros, os dragões bebê dominam a caverna com a maior biodiversidade do mundo. Conhecidos cientificamente como Proteus, esses seres possuem características únicas que os tornam mais próximos de dragões do que qualquer outra espécie existente no mundo.
Biólogos concordam que o olmo é a espécie mais próxima que temos de um dragão real.
Por séculos, esses animais sem olhos, que ocasionalmente emergiam devido à subida das águas, foram considerados descendentes dos dragões que, segundo a lenda, habitavam as cavernas da Eslovênia.
Até os dias de hoje, eles continuam sendo criaturas indescritíveis e fazem parte das espécies em risco de extinção listadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à falta de dados.
Os cientistas ainda não conseguiram determinar com precisão quantas espécies habitam a pequena área do cárstico Dinárico ao longo da costa do Adriático, que vai do norte da Itália até a Albânia. Porém, na caverna de Postojna, encontraram um verdadeiro museu vivo onde puderam estudar essas pequenas criaturas.
Caverna turística
Mais de 40 milhões de visitantes passam por essa caverna anualmente, localizada a menos de uma hora da capital Liubliana.
Postojna surgiu no século XIII após milhões de anos de crescimento lento – cresceu apenas 1 mm a cada 10 anos. Foi somente no século XIX que começaram a estudar esse monumento, quando Luka Cec guiou o local durante a visita do imperador Francisco I da Áustria em 1818. Apenas um ano depois, abriram para visitação.
No início, os visitantes percorriam a estrada com tochas e carruagens puxadas por cavalos, mas tudo mudou em 1872, ano da inauguração do trem. Na verdade, essa foi a primeira ferrovia construída dentro de uma caverna.
Inicialmente, os diretores retiravam o vagão manualmente. Somente em 1945 introduziram a eletricidade. O sistema de iluminação foi instalado em 1884, antes mesmo da capital Ljubljana.
No interior da caverna, a estrutura mais alta chega a 16 metros de altura. Alguns das estalactites parecem a Torre Inclinada de Pisa ou até mesmo animais, como galinhas. Vale a pena conferir o Calvário, um enorme salão subterrâneo com mais de 160 mil metros cúbicos.
Recomendações
Além de explorar a caverna, recomendamos visitar o “mundo dos heróis lendários”: o Castelo Predjama, o maior castelo do mundo esculpido na rocha da caverna.
Localizado a poucos quilômetros da caverna, este castelo pertenceu ao Barão Erasmus Luegger, conhecido como o “Robin Hood” da Eslovênia, que praticava o roubo aos ricos para dar aos pobres.
O castelo medieval encontra-se dentro de uma falésia de 120 metros de altura e é um dos castelos mais intrigantes do mundo devido aos túneis secretos que abriga.
Para visitar ambas as atrações, você pode adquirir ingressos por 45,50 euros no site. Caso opte por visitar somente as grutas, o custo é de 32 euros.
Fonte: Tempo