O Sol atingiu seu pico de atividade solar, com evidências de um novo ciclo se iniciando. Uma enorme explosão solar foi observada, com imagens mostrando uma grande emissão de energia em direção à Terra.
Enorme explosão solar atingiu a Terra
Recentemente, o Sol emitiu uma forte erupção solar, captada pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA. Essas erupções podem afetar diversas tecnologias e sistemas na Terra.
🌞 Sun news July 29: KaBang! X1.5 flare and sun stuff on the way
🤩 😱 KaBang! An X1.5 solar flare was released early this morning at 2:33 UTC on July 29. This flare, along with many of the flares, has CMEs associated with them.
🧐 MORE at EarthSky: https://t.co/xD29wLfm4e pic.twitter.com/YWZihs48VM
— Dr. C. Alex Young (@TheSunToday) July 29, 2024
Essas erupções solares são explosões de energia intensas, capazes de interferir em comunicações, sistemas de navegação, redes elétricas e até mesmo causar danos a satélites e astronautas.
Neste caso, a explosão veio da mancha solar 3764 e alcançou intensidade X 1,5, o que representa uma erupção solar muito potente.
Classe X:
• As erupções da classe X são as mais intensas, com emissões de raios-X superiores a 10^{-4} W/m². Estas erupções podem causar apagões de rádio em todo o planeta e tempestades de radiação severas, além de influenciar satélites e sistemas de energia na Terra. As erupções mais poderosas são medidas em múltiplos de X10 (por exemplo, X20, X30).
Impactos Potenciais de uma Erupção Solar X1.5
As erupções solares podem causar diversos impactos, como apagões de rádio, distúrbios geomagnéticos, auroras e interferências em tecnologias espaciais e de comunicação.
- Comunicações: Apagões de rádio HF, interferência em comunicações de aviação e marítimas.
- Sistemas de Navegação: Erros em sistemas GPS e outras tecnologias de navegação por satélite.
- Tecnologia Espacial: Danos a satélites, aumento do desgaste de equipamentos em órbita.
- Redes Elétricas: Flutuações de tensão e, em casos extremos, apagões.
- Saúde Humana: Riscos para astronautas e passageiros de voos de alta altitude em regiões polares.
- Fenômenos Naturais: Auroras visíveis em latitudes mais baixas.
Prevê-se que o 26.º ciclo solar seja mais tranquilo, após um 25.º ciclo de intensa atividade. O Sol, mesmo na metade de sua vida, continua mostrando uma vigorosa atividade.