No universo, nada se perde, tudo se transforma, e a NASA está trabalhando em um projeto para que seus astronautas possam transformar urina em água potável durante suas missões no espaço.
NASA recicla urina para gerar água
Os astronautas da NASA, ao realizarem atividades extraveiculares, precisam de uma solução para suas necessidades fisiológicas, e a agência espacial está buscando alternativas ao uso de fraldas descartáveis desde os anos 80.
A procura de uma alternativa às fraldas
O Vestuário de Absorção Máxima (MAG) usado pelos astronautas tem o objetivo de conter a urina, porém, isso pode causar desconforto e irritações. Para resolver esse problema, cientistas americanos propõem que os astronautas bebam sua própria urina purificada, que seria transformada em água potável por um dispositivo wearable.
Um sistema montado nos fatos de atividade extraveicular aspiraria a urina dos astronautas e a transformaria em água potável, que poderia ser adicionada ao reservatório de hidratação do usuário. Os cientistas afirmam que o dispositivo é eficaz e seguro, mas ainda não foi testado no espaço.
Até o momento, o sistema foi testado apenas em condições terrestres, mas a NASA também está desenvolvendo suas próprias iniciativas para reciclar urina e transformá-la em água potável. Um sistema anterior demonstrou uma eficiência de 98% na reciclagem da urina.