Como salvar a língua mais ameaçada do mundo, com apenas uma pessoa fluente?

Conforme os idosos fluentes foram falecendo, o N|uu se tornou a língua mais ameaçada do mundo, com apenas uma pessoa fluente viva.

Segundo relatos bíblicos, um dia, os homens já falaram todos um mesmo idioma. Até que, certo dia, enquanto construíam a lendária Torre de Babel de forma extremamente ambiciosa, Deus confundiu seus idiomas e estes acabaram se espalhando. Por mais que essa não seja uma explicação científica para a pluralidade das línguas, é algo bem aceito por diversas crenças e religiões do mundo. **Dentre todas existentes, existe a língua mais ameaçada do mundo.**

Quem detém esse título é a língua chamada N|uu, que tem apenas um falante fluente vivo. O idioma tem origem no sul da África e é falado pela comunidade San, também conhecida como Bushmen. Contudo, no século XIX, quando o Império Britânico chegou no continente africano, o risco de extinção da língua ficou ainda maior.

“As pessoas costumavam se mover por toda aquela região entre a África do Sul, Namíbia e Botsuana o tempo todo. Então, de repente, essas pessoas vieram e começaram a colocar cercas e dizer que você tinha que ter identificação e passaportes. Este foi o começo da ruína de certa forma, porque começou a separar as pessoas. Suas famílias foram divididas”, explicou a linguista Kerry Jones.

Língua mais ameaçada do mundo


News24

O que se acredita é que essa língua tenha sido extinta no fim do século XX. Contudo, o sociolinguista Nigel Crawhall e a Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram um trabalho na década de 1990 que mostrou que existiam aproximadamente 25 falantes da comunidade Khomani com habilidades de falar o N|uu.

“Tínhamos essas pessoas idosas que vinham à frente dizendo, ‘olha, eu vou morrer logo de qualquer jeito, então está tudo bem. Vou deixar você saber: eu não sou realmente mestiça, eu sou san. E eu posso provar isso porque eu ainda consigo falar a língua’. A língua se tornou a chave para provar sua identidade”, relatou a linguista.

No entanto, como as pessoas que ainda falavam o N|uu eram idosas, conforme elas foram falecendo o idioma foi se tornando a língua mais ameaçada do mundo. A penúltima pessoa falante da língua morreu em 2021. Agora, somente Ouma Katrina Esau sabe falar.

Por conta disso, ela ajudou na criação de um dicionário digital de N|uu. Esse é um projeto que está sendo feito há 20 anos como um repositório de informações que irá manter a língua viva.

Fonte: Correio braziliense 

Imagens: News24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *